Notícias
Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência da CPLP chega a Timor-Leste
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) participa, entre esta segunda (18) e o dia 22 de novembro, de uma missão a Dili, capital do Timor-Leste, no âmbito das atividades que integram o projeto coordenado pela Agência “Fortalecimento da Capacidade Política e Institucional de Agentes Governamentais e Não Governamentais dos Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.
O objetivo da missão é efetivar o compromisso de cooperação técnica previsto no artigo 32 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) . Os representantes da ABC estão acompanhados dos representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) , além de um representante do secretariado executivo da CPLP.
Para a Secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, o objetivo do encontro é fomentar e qualificar o diálogo sobre políticas públicas relacionadas aos direitos. “É preciso fortalecer o vínculo de compartilhamento de conhecimentos sobre o tema da pessoa com deficiência entre os países-membros do grupo” , concluiu.
Programação
A missão acontece em duas frentes. A primeira, composta por visitas oficiais a representantes de diversos órgãos governamentais e membros da sociedade civil de Timor-Leste com o objetivo de compartilhar informações e experiências em políticas públicas a favor das pessoas com deficiência.
Paralelamente, será ministrado um curso de capacitação abordando temas como formação de políticas públicas, direitos das pessoas com deficiência e a convenção internacional da ONU. Além da capacitação teórica, haverá, no eixo Tecnologia Assistiva, uma palestra sobre acessibilidade, uma oficina de audiodescrição.
Sobre a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996 e conta com nove membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A CPLP como objetivos a harmonia política e diplomática entre os seus Estados-membros, a cooperação entre as nações constituintes em todos os domínios e o desenvolvimento de projetos de promoção e divulgação da língua portuguesa.
Fonte: Com informações da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD)