Notícias
Projeto de fortalecimento do cultivo de arroz no Suriname é encerrado com sucesso
Realizou-se, entre os dias 06 e 17 de agosto, uma missão técnica ao Suriname, no âmbito do projeto " Apoio ao Fortalecimento do Cultivo de Arroz de Terras Altas no Suriname ". Representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram em Paramaribo, capital do país, com o objetivo de realizar cursos de produção agroecológica de arroz e armazenamento de sementes, como também para participarem em um evento de apresentação dos resultados finais do projeto.
De acordo com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname, Lekhram Soerdjan, a iniciativa de apoio ao cultivo de arroz no Suriname contribuiu de forma significativa com o aumento da produção do grão no país.
Por meio do projeto, iniciado em 2016, tem sido possível triplicar a produtividade de arroz nas comunidades quilombolas envolvidas, a partir do compartilhamento de boas práticas nas áreas de identificação e seleção de variedades de arroz, além da capacitação de técnicos surinameses e introdução de tecnologias mais modernas na agricultura local.
Além de visitas de campo à unidades experimentais de arroz, os especialistas da Embrapa ministraram os cursos "Produção e Armazenagem de Sementes de Arroz" e "Agroecologia: Conceitos, Princípios e Práticas", em parceria com o Ministério da Agricultura do Suriname. Também foram temas das capacitações o manejo da cultura de sementes de arroz; manejo de doenças em campos de sementes de arroz; manejo de insetos em campos de sementes de arroz; colheita, condicionamento e armazenamento de sementes; entre outros.
Paralelamente às capacitações, representante da ABC reuniu-se com o Ministro Lekhram Soerdjan para conhecer novos temas de interesse para eventuais futuras iniciativas de cooperação. A delegação também se reuniu com o Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB) para discutir possibilidades de parceria na área de agricultura.
Durante a cerimônia de encerramento das capacitações, foram apresentadas as principais atividades implementadas pelo projeto e os resultados conquistados.
Fortalecimento do cultivo de arroz no Suriname
O projeto " Apoio ao Fortalecimento do Cultivo de Arroz de Terras Altas no Suriname " é uma iniciativa de cooperação trilateral, coordenada pela ABC e pelo governo da Nova Zelândia e implementada pela Embrapa Arroz e Feijão em parceria com o instituto de pesquisa neozelandês LandCare na região de Victoria, no Suriname. No local, comunidades quilombolas plantam, tradicionalmente, arroz.
Para o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Laudemar Aguiar, “ a cooperação técnica com países em desenvolvimento e, em particular, com o Suriname e demais países vizinhos é o mais eficaz instrumento de política exterior com que contamos no momento, solidificando a confiança mútua e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa região ”.
Notícias relacionadas:
Tecnologia brasileira para o cultivo de arroz em terras altas do Suriname
Cooperação Técnica Trilateral - Nova Zelândia - Brasil - Suriname
ABC reforça a cultura do cultivo de arroz de terras altas no Suriname
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)