Notícias
Projeto de cooperação Sul-Sul trilateral “Sementes do Amanhã” avança no Congo
O encontro discutiu as ações realizadas até o momento e definiu os próximos passos da iniciativa, que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional daquele país por meio da conexão de pequenos agricultores ao programa de alimentação escolar.
Foram apresentados resultados de uma avaliação de mercado feita no âmbito do projeto, sobre a realidade do tema na República do Congo, bem como as recomendações sobre como fortalecer políticas congolesas relativas às cadeias de valor de alimentos locais, incluindo a ligação entre agricultura familiar e alimentação escolar.
Pesquisa
O estudo sobre o acesso dos pequenos agricultores ao mercado agrícola na República do Congo destacou um paradoxo no país: apesar da crescente importância da agricultura em sua economia, a produção alimentar doméstica não é suficiente para cobrir as necessidades alimentares da população congolesa.
Enquanto a contribuição da agricultura para o PIB aumentou de 4% para 8% entre 2012 e 2022, estima-se que cerca de 70% dos alimentos consumidos internamente sejam importados.
A pesquisa também revelou a predominância da produção de mandioca, que representa 80% da produção de alimentos básicos consumidos domesticamente.
Embora a mandioca seja amplamente consumida, sua predominância limita a diversificação da dieta e a disponibilidade de nutrientes para a população. A produção de hortaliças tem um potencial significativo de desenvolvimento, mas ainda é limitada pelas técnicas tradicionais de plantio manual utilizadas pelos pequenos agricultores.
Ao final da apresentação do estudo, foram feitas recomendações técnicas de ações e estratégias que podem apoiar a República do Congo no enfrentamento dos desafios identificados no país, como o fortalecimento da assistência técnica rural (ATER), o investimento em infraestrutura rural, o apoio à diversificação da produção agrícola e o empoderamento das mulheres agricultoras, garantindo o acesso delas à terra, ao crédito e à assistência técnica. Membros do comitê técnico dos dois governos também concordaram quanto às quatro recomendações-chave propostas.
O Projeto
O projeto “Sementes para o Amanhã” é fruto da parceria dos governos do Brasil e da República do Congo com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, e com o Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). Lançado em junho de 2023, é financiado pelo Fundo Índia, Brasil e África do Sul para a Erradicação da Pobreza e da Fome (Fundo IBAS).
O projeto apoiará os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Pescas (MAEP) e da Educação Pré-Escolar, Primária, Secundária e de Alfabetização (MEPPSA) por meio do compartilhamento de conhecimentos e inovações do Brasil e de outros parceiros do IBAS em agricultura familiar e programas de alimentação escolar.
O projeto está sendo implementado em três departamentos do país, Bouenza, Plateaux e Pool, para fortalecer a capacidade institucional dos ministérios, treinar cooperativas de agricultura familiar e conectar as fazendas familiares aos programas de alimentação escolar.