Notícias
Projeto de Cooperação no Zimbábue recebe Unidade Técnica Demonstrativa
Uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) foi instalada, durante a primeira semana de fevereiro, no Zimbábue. A UTD “Grasslands Research Institute” faz parte do projeto de cooperação técnica sul-sul “Fortalecimento do Setor da Pecuária de Corte do Zimbábue” , coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e implementado em parceria com a Universidade de Viçosa (UFV) e o governo daquele país.
A UTD foi instalada em Marondera, cidade que fica a 72 km ao leste da capital Harare, e tem como objetivo testar a adaptabilidade, às condições locais, de seis gramíneas com sementes, que foram trazidas do Brasil, e de duas espécies originárias do próprio país. Ao todo, 30 parcelas de demonstração de pastagens foram implantadas.
A analista de projetos da ABC, Melissa Popoff Scheidemantel, e o especialista em pastagem da UFV, Odilon Gomes Pereira, lideraram a missão para a implantação da UTD e para orientar os especialistas zimbabueanos nos passos e técnicas necessárias para o desenvolvimento da unidade.
Os representantes locais foram orientados com relação à preparação da terra, à aplicação de fertilizantes, ao espaçamento entre as parcelas e à pesagem das sementes, dentre outros fatores técnicos relevantes para o sucesso da unidade. Também foram discutidos detalhes referentes à implementação do projeto como a compra de equipamentos e materiais, a definição do perfil dos especialistas que irão ao Brasil receber treinamento, assim como as linhas de base do marco lógico do projeto.
A missão de especialistas zimbabueanos ao Brasil está prevista para acontecer em abril, quando serão realizados uma série de cursos em alimentação animal.
Autor: Claudia Caçador