Notícias
Projeto de Apoio a Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe é concluído
A parceria entre o Governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério da Cidadania e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na implementação do Projeto "Apoio às Estratégias Nacionais e Sub-regionais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de Superação da Pobreza em Países da América Latina e Caribe " foi concluída.
O projeto contou, especialmente, com contribuição técnica e financeira da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e permitiu a cooperação com oito países da América Latina e Caribe (Colômbia, Bolívia, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e Peru).
O objetivo do trabalho foi apoiar os processos de implementação e monitoramento das agendas de SAN, fortalecendo as instituições nacionais e sub-regionais e a participação da sociedade civil organizada, em uma articulação multissetorial com o governo dos países.
Com sua conclusão, a iniciativa conseguiu atender a três eixos de ação: a criação e fortalecimento de espaços de diálogo com a sociedade civil relacionados à SAN e à superação da pobreza; o fortalecimento de políticas públicas de SAN e o fortalecimento e articulação de sistemas de monitoramento, avaliação e informação em SAN nos países participantes.
Resultados
O Relatório final indicou que o houve um grau satisfatório dos resultados esperados e dos produtos definidos no Marco Lógico do Projeto. Também foi possível definir marcos conceituais sobre a agricultura familiar na Colômbia e no Equador; apoiar a elaboração de marcos legais e normativos sobre SAN na Colômbia, Equador, Guatemala e Paraguai e, ainda, sensibilizar atores nacionais sobre os temas de insegurança alimentar, a importância do enfoque multisetorial e o monitoramento e avaliação de políticas públicas de SAN.
Mais de dez anos
A iniciativa bem-sucedida de Cooperação Sul-Sul Trilateral, envolvendo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC) e países da América Latina e do Caribe completou 10 anos em 2018. Em vista disso, uma publicação foi desenvolvida de forma conjunta entre ABC, FAO e Ministério da Cidadania (então Ministério do Desenvolvimento Social), entre os anos de 2014 e 2018, para apresentar o projeto.
Nas últimas décadas, o Brasil alcançou um nível de desenvolvimento por meio de inúmeras políticas públicas de sucesso em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), erradicação da fome, direito humano à alimentação adequada, desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar, o que tornou o país uma referência para a região, despertando grande interesse da comunidade internacional, particularmente dos países da América Latina e do Caribe.
Notícia relacionada: