Notícias
Projeto "Cultivando Água Boa" coordenado pela ABC, é lançado na Guatemala
Cerimônia de lançamento do projeto "Cultivando Água Boa", ocorrida em 17 de fevereiro, contou com a participação de mais de 200 convidados, reunindo membros da administração, em níveis nacional, departamental e municipal; representantes de empresas; membros das comunidades envolvidas; ONGs e acadêmicos vinculados a temas indígenas, sociais e ambientais, e da Embaixada do Brasil na Guatemala.
A iniciativa, coordenada pela ABC, tem por objetivo apoiar o fortalecimento das capacidades socioambientais das populações locais em regiões de bacias, próximas a projetos de energia e mineração, bem como a instituições atuantes na região, por meio da aplicação da metodologia do Cultivando Água Boa.
No discurso de inauguração, o representante da Itaipu Binacional, instituição executora do projeto, discorreu sobre os êxitos obtidos pelo "Cultivando Água Boa". Cabe lembrar que a transferência desta metodologia contribuirá para a conservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida dos guatemaltecos.
Por sua vez, a Vice-Ministra de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Energia e Minas destacou tratar-se de iniciativa pioneira, por meio da qual, com a cooperação do Brasil, o Estado traz para a Guatemala uma metodologia de participação ancorada em três atores: Governo, setor privado e comunidades.
Representantes de diversos setores ressaltaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento social e ambiental do país, destacando o diálogo, a busca de consensos e o legado que o projeto deixará com sua metodologia de trabalho e empreendedorismo.