Notícias
Projeto Cotton Victoria entrega tratores para impulsionar a produção de algodão
O "Projeto Regional de Fortalecimento do Setor Algodoeiro na Bacia do Lago Victoria", ou “Cotton Victoria” conta com mais uma ferramenta importante para fortalecer a produção de algodão nos países participantes. Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) , a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores , adquiriu três (3) tratores de grande porte que estão sendo entregues no Quênia, Burundi e Tanzânia, partícipes da iniciativa.
A compra dos equipamentos recebeu o apoio técnico de equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), parceira do projeto e co-autora junto à ABC dos termos de referência utilizados no processo licitatório. Os tratores serão doados, no Burundi para a COGERCO (Compagnie de Gérance du Coton), na Tanzânia, ao TARI (T anzania Agricultural Research Institute ), e no Quênia, ao KALRO ( Kenya Agricultural & Livestock Research Organisation ), instituições locais parceiras do projeto.
A entrega do trator no Quênia foi realizada em junho. Segundo a pesquisadora do KALRO, Teresa Otin Okiyo, os países que compõem o projeto Cotton Victoria identificaram, ainda na fase de desenho do projeto, que a falta de equipamentos adequados e de qualificação pessoal eram dois dos principais fatores limitadores para alavancar a produção do algodão na região do Lago Victoria. A especialista destacou a importância da aquisição para o avanço da iniciativa e agradeceu ao governo brasileiro pela doação.
O Diretor da KALRO John Okeyo Ojiem do projeto no Quênia agradeceu a aquisição da máquina e disse que será um grande avanço para os trabalhos. “Poderemos, agora, preparar a terra em tempo do cultivo e ir a todos os produtores com tempo suficiente para que todos tenham sucesso na produção” , declarou, entusiasmado.
Plano
A aquisição de maquinário e acessórios está prevista no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2020-2021, fechado na última reunião do Comitê Gestor do Projeto Cotton Victoria, ocorrida em março passado, em Uberlândia. A expectativa é de que o equipamento previsto seja todo entregue ainda no primeiro semestre. O prazo para a entrega do trator no Burundi é até o dia 30 de junho e, na Tanzânia, até 25 de julho.
O projeto
O Cotton Victoria, desenvolvido no Quênia, Tanzânia e Burundi, visa ampliar a capacidade de utilização, tanto das instituições como dos recursos humanos, de tecnologias mais avançadas para a produção do algodão, com base em experiências e boas práticas brasileiras.
O projeto contribui com o fortalecimento do serviço de extensão rural prestado pelos governos locais, nas comunidades de agricultores envolvidas com a iniciativa, e compartilha conhecimentos nas áreas de manejo integrado do algodão e de solos, de modo a capacitar os técnicos das instituições parceiras em tecnologias adaptadas às realidades locais. Dessa forma, constroem-se sistemas melhorados de produção de algodão, para cada uma das diferentes regiões produtoras abarcadas.
Saiba mais sobre a última reunião presencial do Cotton Victoria aqui .
Autor: Claudia Caçador