Notícias
Programa Ibero-americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul se reúne na Guatemala
Entre os presentes, estavam Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e República Dominicana.
Em seu discurso de boas-vindas, Jaime Miranda, vice-ministro da Cooperação para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros de El Salvador, destacou o trabalho do PIFCSS para fortalecer a Cooperação Sul-Sul entre os países ibero-americanos, parabenizando os esforços realizados pela Unidade Técnica do Programa, que está sob responsabilidade de seu país neste momento (e passará para a Argentina em 2018).
"Gostaria de destacar o lugar central que o Programa ocupa no atual cenário internacional e convido todos os países a continuar trabalhando juntos para melhorar a Cooperação Sul-Sul que a região desenvolve" , concluiu Miranda.
Na sequência, Jacqueline Melgar, gerente interina da Unidade Técnica do PIFCSS, fez um breve resumo das principais atividades realizadas neste semestre, entre as quais destacou a implementação do "Diploma Semi-presencial em Cooperação Sul-Sul", as iniciativas realizadas entre os países no âmbito do "Mecanismo Estruturado de Intercâmbio de Experiências (MECSS)", as capacitações desenvolvidas, além da participação do Programa em fóruns internacionais.
Posteriormente, foi apresentado o Plano de Trabalho a ser desenvolvido como parte do Memorando de Entendimento assinado este ano entre o PIFCSS e o Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) . Foi discutida também a proposta do Plano Operacional Anual e do Orçamento para 2018.
Consulte aqui mais informações sobre o PIFCSS.