Notícias
Primeiro Banco de Leite Humano da África comemora 9 anos
O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) da África, localizado em Cabo Verde, celebrou 9 anos nesta segunda-feira, 10 de agosto. A unidade fica na maternidade do Hospital Agostinho Neto, em Praia, capital do país e já capacitou mais de 90 técnicos.
O BLH é um dos bancos de leite que compõem a Rede BLH Global , resultado do projeto da Cooperação Técnica Brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e implementada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde .
Essa unidade é resultado da primeira fase do projeto de Banco de Leite Humanos que foi concluída em 2013. Entre agosto de 2011 e junho de 2020, o BLH da cidade da Praia assistiu mais de 30.600 mulheres e beneficiou 4.386 recém-nascidos com leite humano. Foram feitos mais de 4 mil atendimentos em grupo, 600 visitas domiciliares e mais de 3.200 mulheres doaram leite. Ao todo, cerca de 3.600 litros de leite foram coletados e 1.300 litros pasteurizados.
O banco do Hospital Agostinho Neto inspirou o governo local a instalar uma unidade na ilha de São Vicente, em Mindelo, no Hospital Batista de Sousa .
Cooperação Internacional
O Brasil possui cooperação técnica para a implantação do bancos de leite humano em 24 países ao redor do mundo: Angola, Argentina, Bolívia, Belize, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Por meio da cooperação, o Brasil realiza a transferência de conhecimento, assessoria para formulação de legislação, apoio para construção de sistemas de informação, treinamento e tecnologia para pasteurização, gestão e planejamento, entre outras ações.
Rede Brasileira
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.