Notícias
Policiais brasileiros ministram curso de direção OFF-ROAD em Guiné-Bissau
Entre os dias 15 e 26 de outubro, uma equipe da Polícia Federal visitou a Guiné-Bissau para ministrar o “Curso Internacional de Direção Operacional OFF–ROAD”, no Centro de Formação das Forças de Segurança (CFFS), construído como resultado de uma parceria com o Brasil.
A proposta dos cursos em direção OFF-ROAD é capacitar os profissionais para realizar operações de risco em áreas de difícil acesso, com segurança e eficácia. Os policiais guineenses aprenderam noções básicas de direção e segurança na condução de veículos com tração nas quatro rodas (4x4).
A formação foi realizada no âmbito do projeto de cooperação técnica Brasil – Guiné-Bissau para apoiar a reestruturação e modernização do setor de defesa e segurança do país africano. Do lado brasileiro, a iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , em parceria com o Departamento da Polícia Federal (DPF).
Durante a primeira fase de atividades (2010 a 2014), que contou com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) , foi realizada a reforma da infraestrutura do CFSS de Guiné-Bissau, além de cursos de gestão e de capacitação especializada para 70 policiais guineenses.
A segunda fase do projeto, iniciada em 2015, prevê a continuidade das ações de cooperação relacionadas a três eixos: dotar o CFSS de infraestrutura adequada; capacitar o corpo de gestores e de docentes do Centro; e implementar um programa de capacitação das forças de segurança de Guiné-Bissau.
Cooperação Brasil - Guiné-Bissau
Nos últimos 20 anos, foram realizadas 62 atividades de cooperação técnica e humanitária entre Brasil e Guiné-Bissau em áreas como segurança, fortalecimento institucional, capacitação profissional, segurança alimentar e nutricional, saúde, agricultura e educação.
Além de iniciativas trilaterais e trilaterais com organismos internacionais, estão em execução, atualmente, três iniciativas de cooperação Sul-Sul entre os países: " Implantação e implementação da unidade de Processamento do Pedúnculo do Caju e Outras Frutas Tropicais na Guiné-Bissau "; " Diagnóstico laboratorial do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis ”; e " Centro de Formação Profissional Brasil – Guiné-Bissau – Fase III ".
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)