Notícias
Piscicultura é tema de novo projeto com o Mali
Foi assinado, na sede do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) do Mali, em 28/3, um projeto de cooperação técnica em piscicultura entre o Governo do Brasil e o Governo do Mali. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , é a coordenadora da iniciativa, que será executada tecnicamente pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) , em parceria com o governo malinense.
A cerimônia de assinatura aconteceu durante missão de técnicos da ABC àquele país. O Embaixador Carlos Guedes, que firmou o documento na qualidade de testemunha, destacou a importância da cooperação técnica entre as duas nações. “A pauta que vem sendo desenvolvida, com perspectivas de implementação de projetos para explorar o potencial do setor piscicultor, representa aumento de renda dos produtores e da receita do país” , disse.
Já o Coordenador-Geral de Cooperação Técnica com a África, Ásia e Oceania da ABC, Nelci Caixeta, lembrou a relevância dos projetos já desenvolvidos no setor algodoeiro desde 2009, no âmbito da cooperação técnica com o Mali, iniciados com a iniciativa Cotton-4. Caixeta citou, ainda, as ações brasileiras de cooperação humanitária em campos locais de refugiados.
Durante a visita, a delegação de técnicos da ABC e da UFLA se reuniu com os diretores de departamentos do MDR responsáveis pelo setor de piscicultura para validar diversas atividades que deverão ser executadas até março de 2023.
Em maio deste ano, uma equipe de coordenação do Projeto, tanto no Brasil como no Mali, será definida e, em seguida, o Comitê Técnico de Coordenação do Projeto terá atribuição de realizar reunião anual, elaborar e aprovar os Planos Anuais de Trabalho (PATs) e as diversas atividades a serem implementadas.
Até junho, os extensionistas brasileiros devem ser selecionados e, em outubro, uma visita técnica desses extensionistas está prevista. Nela, serão avaliados os centros de formação em piscicultura, assim como revistos os materiais didáticos neles utilizados.
O projeto prevê a elaboração de um manual nacional de formação de piscicultores para ser utilizado durante os ciclos de capacitações para nivelamento de extensionistas multiplicadores do MDR. O Ministério fará a validação do documento antes de sua utilização.
Espera-se que, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, uma delegação com empresários malinenses e gestores do Ministério realize uma visita técnica ao Brasil, para conhecer in loco as experiências práticas de produção, reprodução, fabricação de ração e processamento de peixes na UFLA e regiões adjacentes.