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Peru reúne 13 países em encontro regional sobre alimentação escolar
O Peru sedia, esta semana, missão técnica internacional composta por gestores e técnicos especializados em políticas de alimentação escolar de 13 nações da América Latina. A delegação internacional inclui representantes do Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O objetivo do encontro, realizado até 18 de agosto corrente, é compartilhar com os participantes a metodologia “Escolas Sustentáveis”, desenvolvida na região há, pelo menos, 10 anos, presente em mais de 23 mil escolas dos países parceiros com o intuito de fortalecer os programas nacionais de alimentação escolar. Constituirá, igualmente, oportunidade para que os visitantes conheçam as iniciativas bem-sucedidas de alimentação escolar implementadas pelo governo peruano, além de discutir os avanços normativos e técnicos da política local.
Esse encontro internacional representa iniciativa do projeto “Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe”, coordenado pela ABC em parceria com o FNDE, a Organização das Nações para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo peruano.
Na última segunda-feira (14), a delegação brasileira e representantes da FAO foram recebidos, no Palácio do Governo do Peru, pela Presidente da República Dina Boluarte, e pelos seguintes ministros peruanos: Desenvolvimento e Inclusão Social, Julio Demartini; Educação, Magnet Carmen Ramírez; Desenvolvimento Agrário e Irrigação, Nelly Paredes, além do representante residente do sistema ONU no Peru, Igor Garafulic.
Nos discursos proferidos, as contribuições da cooperação Brasil-FAO e da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) foram citadas como importante apoio ao desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar do Peru, conhecido como Qali Warma.
Ao longo de uma semana, a delegação internacional fará visitas a escolas em diferentes regiões do Peru, a fim de estabelecer diálogos com produtores locais, técnicos, autoridades governamentais e diretores escolares e, ainda, conhecer, na prática, a alimentação escolar, a infraestrutura, as hortas escolares e a participação social dos pais e responsáveis.
Metodologia “Escolas Sustentáveis” e RAES
A metodologia “Escolas Sustentáveis” propõe a implementação de programa de alimentação escolar com base em seis componentes: articulação interinstitucional e intersetorial; participação social e comunitária; infraestrutura adequada para as escolas; educação alimentar e nutricional com a implementação de hortas escolares educativas; cardápios de acordo com as necessidades nutricionais e culturalmente pertinentes; e compras públicas de alimentos da agricultura familiar.
A aplicação desse sistema procura respeitar a realidade e as peculiaridades de cada país participante. Assim, as instituições de ensino se tornam espaços de aprendizado sobre a política de alimentação escolar, com o objetivo de expandir a metodologia das “Escolas Sustentáveis” para todo o território nacional.
A parceria entre a FAO e o Brasil tem impulsionado a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), iniciativa destinada a apoiar os países da região na implementação e reformulação de seus programas de alimentação escolar, visando ao acesso à alimentação saudável e à garantia do direito humano à alimentação adequada. O Peru é um dos 21 países integrantes das RAES.