Notícias
Parceria entre Angola e Brasil nos projectos do audiovisual
Os governos angolano e brasileiro elaboram, desde Janeiro, projectos de cooperação nas áreas de fortalecimento da preservação da memória e da produção audiovisual e de fortalecimento da gestão do património cultural.
Uma nota da embaixada do Brasil em Angola diz que os dois países vão cooperar na identificação, restauração e preservação dos bens que integram o acervo da cinemateca nacional.
Na área de produção audiovisual, os brasileiros devem debruçar-se sobre as experiências e metodologias para desenvolver projectos e programas públicos.
Neste campo, refere o documento, têm sido realizadas oficinas. No fim desse ciclo, técnicos angolanos seguem para o Brasil para um estágio em cinematecas brasileiras.
No projecto de fortalecimento da gestão do património cultural, cujas actividades começaram no final de Março, vão ser examinadas as metodologias para tratamento dos temas e dos objectos que compõem o conjunto de bens culturais sob protecção do
Estado, a constituição de uma rede de preservação do património cultural e a integração técnica das diferentes instituições envolvidas na gestão do património cultural.
A nota anuncia a realização de um seminário, em Luanda, entre amanhã e o dia 10, com a participação do director do Instituto de Património Histórico e Artístico Nacional do Brasil (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, e dos directores dos departamentos de Património Material e Imaterial.
Durante o seminário discute-se a definição de marcos institucionais para a preservação do património cultural, material e imaterial, a administração dos recursos públicos e as Leis de Incentivo à Cultura, além das acções de cooperação internacional a desenvolver pelo IPHAN.
Os projectos em discussão foram definidos, por acordo, em Brasília, em Julho de 2008, durante uma visita do ministro das Relações Exteriores de Angola.