Notícias
Panamá e Brasil fortalecem a cooperação humanitária na região
A promoção de medidas destinadas a fortalecer a cooperação humanitária internacional do Brasil é o objetivo do memorando de entendimento firmado entre Brasil e Panamá, em 10 de julho último. O instrumento foi assinado pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Ruy Pereira, e pelo ministro de governo panamenho, Roger Tejada.
O acordo ampliará as condições de acesso do Brasil ao Depósito de Resposta Humanitária das Nações Unidas (UNHRD), instalado no Centro Regional de Logística de Assistência Humanitária (CLRAH), localizado na cidade de Veracruz, no Panamá, conferindo às operações da cooperação humanitária brasileira na América Latina e no Caribe respostas mais ágeis a crises e desastres regionais.
O CLRAH abriga, igualmente, os depósitos de resposta humanitária do Sistema Nacional de Proteção Civil (SINAPROC) e da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).
Durante o evento, foram entregues três caixas de refeições desidratadas ao Serviço Nacional de Migração panamenho, antecipando a doação humanitária brasileira de uma tonelada desses alimentos, com vistas a apoiar os esforços locais no contexto de crise migratória na província de Darién, na região oriental do Panamá.