Notícias
Países de língua portuguesa celebram acordo para fortalecimento das políticas de gênero
Participaram do encontro autoridades de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guine Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
No primeiro dia do encontro, reuniões técnicas debateram temas como o empoderamento das mulheres e meninas do campo, da floresta e das águas, educação para prevenção da violência, e desafios para implementação da legislação.
No segundo dia, as ministras conheceram a Casa da Mulher Brasileira . Em seguida, foi realizado um almoço com a Rede de Mulheres Parlamentares da AP-CPLP.
Para encerrar o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a ONU Mulheres e a CPLP. Este documento formalizou a parceria e participação da Comunidade nas discussões de políticas de gênero da ONU, em especial da Reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW). A participação da CPLP enquanto grupo na CSW foi uma defesa do Brasil, na última reunião, realizada em março deste ano, em Nova Iorque. Esta ação é um importante marco para o reconhecimento da Comunidade e na construção das políticas de gênero nas agências da ONU.
Os termos do acordo foram baseados no Plano de Ação aprovado durante a reunião para os próximos quatro anos. O documento apresenta 10 eixos prioritários, com temas, tais como empoderamento econômico das mulheres, enfrentamento à violência, saúde sexual e saúde reprodutiva e harmonização da legislação nacional.
“Esse é um marco nas relações da CPLP. Uma importante vitória da presidência Pro Tempore brasileira que irá abrir caminhos para o fortalecimento das políticas para as mulheres dos países de língua portuguesa” , ressaltou a secretária Fátima Pelaes.
Durante os próximos dois anos, o Brasil irá coordenar a cooperação, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
Fonte: SPM