Notícias
Organização das Nações Unidas celebra 75 anos de existência
O Dia das Nações Unidas foi celebrado na segunda-feira (26/10) com o lema “O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás”. A data oficial é 24 de outubro, dia em que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, documento que marcou a fundação da organização. O evento foi transmitido no canal da ONU Brasil no YouTube.
Todos os palestrantes lembraram a ocorrência da data comemorativa em meio à pandemia da COVID-19, com destaque a todas as mudanças impostas pelo vírus ao mundo, assim como suas consequências econômicas e sociais, e medidas tomadas pela Organização no enfrentamento da doença.
Em suas palavras de boas vindas, o Coordenador Residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, reiterou a importância da Agenda 2030 e dos ODS, mesmo em meio ao cenário vivido em 2020. “Nós seguimos acreditando que a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, continuam a guiar nossos passos nessa reconstrução”, disse. “Não voltaremos ao mundo que tínhamos antes, mas sim, construiremos um mundo melhor, mais justo e sustentável, que será o nosso legado a gerações futuras.”
O governo brasileiro foi representado pelo Diretor do Departamento de Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores , o Ministro Adriano Silva Pucci, e pelo Embaixador Demétrio Carvalho, diretor-adjunto da ABC. O ministro Pucci lembrou que “a carta da ONU foi concebida a partir do engajamento das nações fundadoras, na construção do sistema internacional pacífico, baseado na proscrição da guerra, na cooperação para o desenvolvimento, na diplomacia aberta, na dignidade de cada pessoa humana, na prosperidade econômica, mas, sobretudo um sistema radicado na liberdade.”
O embaixador Demétrio Carvalho destacou que a comemoração dos 75 anos de criação da ONU, em 2020, marca, também, o início da década de ação para o avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Disse que, a pandemia alterou o contexto global para o desenvolvimento e lembrou que a solidariedade, em torno da qual a comunidade do mundo se uniu no âmbito da Agenda 2030, precisa, mais do que nunca, se fazer presente. “O sistema ONU tem contribuído para a elaboração de soluções para os distintos impactos da COVID. Talvez não haja precedente na história da organização para a enorme concentração de esforços com o propósito de controlar a disseminação da pandemia e retomar os esforços em favor do desenvolvimento.”
Participaram, também, como representante da Comunidade Internacional, o Embaixador da União Europeia Ignacio Ybáñez, e a representante da sociedade civil Alessandra Nilo. O evento virtual contou, ainda, com a apresentação de um vídeo do secretário-geral da ONU, António Guterres.