Notícias
Novo terremoto atinge a Turquia e a Síria
O Governo brasileiro recebeu, com grande preocupação, a informação sobre um novo terremoto ocorrido na Turquia e na Síria na tarde de hoje. O novo abalo sísmico, de magnitude 6.4, teve seu epicentro no distrito de Samandağ, a 25 km da capital da Província de Hatay, onde está baseada a missão humanitária brasileira de busca e resgate enviada à Turquia, por determinação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio às vítimas dos terremotos de 06/02.
Segundo o coordenador-geral da missão humanitária brasileira, Rafael Machado, todos passam bem, já havendo sido acionados pelo Governo turco para apoiar os esforços locais de busca e resgate de possíveis vítimas do novo sismo.
Não há, até o momento, notícia de vítimas brasileiras na Turquia nem na Síria. As embaixadas do Brasil em Ancara e em Damasco, bem como o Consulado-Geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos, em regime de plantão. O governo brasileiro manifesta sua solidariedade e as mais sinceras condolências aos povos da Turquia e da Síria.
A missão humanitária brasileira é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), comandada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e integrada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.