Notícias
Nova edição do Selo Integridade é lançada no Paraguai
Voltado a Micro, Pequenas, Médias (MPMEs) e grandes empresas, o Selo de Integridade é um dos componentes do projeto de cooperação técnica trilateral entre o Brasil, a Alemanha e o Paraguai.
A iniciativa de cooperação, que já está em sua segunda fase, é desenvolvida por meio de parceria entre, do lado brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Controladoria-Geral da União (CGU); do lado alemão, a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a iniciativa global Alliance for Integrity; e, do lado paraguaio, a Associação Paraguaia de Compliance (APAC), a Secretaria Nacional Anticorrupção (SENAC) e o Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
O evento de lançamento foi realizado no salão principal do Banco Central do Paraguai (BCP), com a presença de autoridades nacionais e internacionais, além de representantes de MPMEs e de grandes empresas. Trata-se da primeira atividade, da segunda fase do projeto “Fortalecendo a Integridade para Superar Tempos de Crise”.
Durante a atividade, foram exibidos vídeos sobre o Selo de Integridade. A Diretora de Transparência da SENAC, Emilce Gaona, apresentou todos os detalhes do Selo de Integridade (2025 - 2027) e a abertura das inscrições.
Tendo como referência o “Programa Empresa Pró-Etica”, desenvolvido pela CGU no Brasil, o governo paraguaio desenvolveu o Selo como um programa de incentivos às empresas dos setores públicos e privados, com base em normas de integridade empresarial, para que a adesão à iniciativa possa representar um diferencial e repercuta positivamente para o aumento da transparência e da rentabilidade das empresas aprovadas.
Primeira Edição
Representantes de empresas paraguaias apresentaram suas respectivas experiências como empresas reconhecidas pelo Selo de Integridade 2022-2024.
A Ministra Porta-voz da Presidência da República do Paraguai, Paula Carro, em nome do Comitê de Seleção do Selo de Integridade do biênio 2022-2024, relatou a experiência com a primeira edição do programa. O Selo está incluído na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, na ação "Programa de incentivo à integridade empresarial, Selo de Integridade”.
Na segunda fase do projeto “Cultura de integridade no setor empresarial e as novas gerações – CONTRINT II”, o componente Selo de Integridade visa a gerar um impacto positivo no clima de negócios no Paraguai e seu principal objetivo é reconhecer as empresas e MPMEs que atuam com integridade.