Notícias
Modelo Nipo-brasileiro de TV Digital é promovido em países da América do Sul por meio da Cooperação Técnica Brasileira
Por meio da cooperação prestada pela ABC, o Brasil deverá difundir seu modelo de TV Digital em países da América do Sul, entre eles, o Equador, Uruguai, Chile e Peru. Projetos de cooperação técnica tem sido implementados nesses países, desde 2010, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com o financiamento da ABC.
Os projetos de implementação da TV digital prevêem o treinamento de gestores dos setores de telecomunicações na regulamentação do setor de TV Digital, bem como a aquisição de equipamentos e instalação de centros de desenvolvimento de tecnologias de interatividade para conteúdos digitais (baseadas no software Ginga) e de produção de programação televisiva que permite ao telespectador interagir com aquilo que é exibido.
A ABC alocou cerca de USD 1,2 milhão na aquisição de equipamentos para a montagem de laboratórios de TV Digital nos quatro países mencionados. No Uruguai, o laboratório doado pelo Governo brasileiro foi inaugurado em maio de 2013, por ocasião do Sexto Fórum Internacional do ISDB-T e da Segunda Reunião da Conferência Intergovernamental da Televisão Digital Terrestre, realizado na capital uruguaia. Nos demais países, os laboratórios estão sendo equipados com o apoio técnico de especialistas do Ministério das Comunicações. Em paralelo, o referido Ministério tem recebido missões de especialistas daqueles países para treinamento no desenvolvimento de programas específicos para televisão digital. Ao longo de 2013, foram realizadas visitas de técnicos do Peru e do Equador a centros especializados em TV Digital no Brasil, sob a coordenação de representantes daquele Ministério.