Notícias
Missão da ABC monitora projetos de cooperação técnica na Colômbia
Realizou-se, de 02 a 07 de maio corrente, missão multidisciplinar coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação à Colômbia. A delegação foi chefiada pelo Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, e integrada por representantes do MRE, Prefeitura de Curitiba, SENAI, Ministério da Saúde e EMBRAPA.
A missão monitorou os projetos de cooperação técnica em execução e detalhou novas demandas no âmbito do programa bilateral, nas áreas de agricultura, saúde, formação profissional e meio ambiente. Seis novos projetos foram elaborados nessas áreas e um projeto na área de saúde foi assinado.
A delegação brasileira manteve encontro com o Ministro de Minas e Energia, Senhor Hernán Martínez Torres, para tratar de temas afetos à questão dos biocombustíveis. Na ocasião, o Ministro colombiano, acompanhado da Dra. Elzbieta Bochno, assessora do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Territorial, manifestou grande interesse em conhecer o programa desenvolvido pelo Brasil. O Ministro Martínez Torres adiantou que a maior parte do biodiesel a ser produzido naquele país será a partir do dendê, por sua mais alta produtividade local e terá como finalidade o consumo interno e a exportação.
Na sessão inaugural, realizada na sede da Chancelaria brasileira, com a presença do Embaixador Júlio César Gomes dos Santos e de seus colaboradores, do Diretor de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Senhor Enrique Maruri Londoño, da Coordenadora da Ação Social, Senhora Rosángela Correa, e das contrapartes brasileiras e colombianas, discutiram-se aspectos gerais da cooperação bilateral. Na ocasião, o Senhor Maruri ressaltou a oportunidade de realizar essa reunião de monitoramento, com a participação de instituições brasileiras e colombianas de reconhecida atuação na área de cooperação internacional. Assinalou, ainda, que o encontro ocorria em momento oportuno para o adensamento do programa Brasil-Colômbia. Em seguida, o Embaixador Julio César demonstrou sua satisfação em receber a delegação de alto nível coordenada pela ABC e ressaltou o êxito das ações no âmbito dos projetos de cooperação técnica bilateral implementados nos últimos seis meses.
O Diretor da ABC mencionou a importância das reuniões de monitoramento que a ABC vem priorizando no âmbito dos projetos em execução, bem como o novo impulso tomado pelo programa de cooperação Brasil -Colômbia desde a realização da V Reunião do Grupo de Trabalho, em outubro de 2006. O Diretor, ainda, acentuou a prioridade conferida pelo Governo brasileiro à integração sul-americana e a relevância da cooperação sul-sul nesse processo.
A partir dos resultados dos encontros e das propostas apresentadas pelas partes colombiana e brasileira, foram identificadas e pormenorizadas as bases para a formulação de seis novos projetos de cooperação técnica:
a) agricultura:
-"Capacitação Técnica em Sistemas de Produção de Ovinos e Caprinos", cujo objetivo é capacitar técnicos colombianos, com vistas ao incremento da competitividade da cadeia ovino-caprina da Colômbia;
b) saúde:
-"Apoio Técnico para Implementação de Bancos de Leite Humano na Colômbia", que visa a apoiar a implementação de Bancos de Leite Humano na Colômbia, por meio de processo de transferência de conhecimentos e de capacitação de profissionais, com vistas a estabelecer as bases para a consolidação de uma rede capaz de fortalecer as ações dos programas de saúde materna e infantil;
c) formação profissional:
-"Intercâmbio de Conhecimentos sobre o Processamento da Madeira", que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento institucional do Servicio Nacional de Aprendizaje - SENA no setor de carpintaria;
d) meio ambiente:
-"Intercâmbio de Experiências sobre Gestão Ambiental Urbana", que objetiva transferir conhecimentos e experiências sobre gestão ambiental urbana;
-"Implementação de um programa de aproveitamento do material reciclável para a área urbana do Valle de Aburrá", que tem por finalidade transferir conhecimentos sobre processos organizativos dos recicladores informais;
-"Destinação adequada do lixo coletado junto à população vulnerável de Bogotá", que visa a formular e implementar programa de destinação adequada de lixo coletado junto à população em situação de vulnerabilidade no âmbito do Programa Distrital de Reciclagem de Bogotá, por meio da troca de lixo por alimentos.
Avançou-se, também, nas negociações para a criação do "Centro de Formação Profissional na Região de Letícia-Tabatinga", o qual, em vista dos seus elevados custos, poderá vir a contar com recursos de terceiras fontes.
Na reunião de avaliação e seguimento do programa bilateral, realizada na sexta-feira, dia 04 de maio, participaram as instituições colombianas implementadoras dos projetos em execução e a Ação Social, entidade homóloga da ABC. As autoridades colombianas ficaram satisfeitas com o exercício do monitoramento, o qual, sem dúvida alguma, proporciona maior dinamismo à cooperação bilateral.
Segundo o Senhor Luiz Londoño, a realização dessa missão demonstrou o firme compromisso do Governo brasileiro com o desenvolvimento e a ampliação do programa bilateral. Enfatizou a qualidade dos projetos elaborados, todos de grande interesse para o desenvolvimento das capacidades técnicas da Colômbia, bem como expressou sua satisfação com os resultados da missão.