Notícias
Missão da ABC implementa ações de cooperação com o Uruguai
Realizou-se, no período de 25 a 29 de setembro, em Montevidéu, missão multidisciplinar de cooperação técnica, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Ao cabo de uma semana de intensa atividade, as contrapartes brasileira e uruguaia atingiram o objetivo almejado, de identificar demandas recíprocas e de pormenorizar as ações a serem adotadas nas áreas de agricultura e pecuária, saúde, educação, meio ambiente, formação profissional, governo eletrônico, meio ambiente e finanças.
A agenda da visita teve início com reunião na Chancelaria uruguaia, presidida pela Embaixadora Raquel Rodríguez, Diretora-Geral de Cooperação Internacional, com o concurso do Dr. Washington Batista, Diretor de Cooperação Internacional do Escritório de Planejamento e Orçamento 2(OPP). Mais de quinze instituições uruguaias estiveram representadas na solenidade de abertura, a saber: Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP); Ministério da Educação, Cultura e Desportos; Ministério da Saúde Pública; Ministério da Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente; Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA); Agência para o Desenvolvimento do Governo Eletrônico; Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU); Direção Nacional de Artesanato, Pequenas e Médias Empresas (DINAPYME); Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU); Contadoria-Geral da Nação; e outras Secretarias vinculadas às Pastas envolvidas nas discussões.
A Embaixadora Raquel Rodríguez anunciou ainda o iminente envio de proposta ao Governo brasileiro na área de "biocombustíveis e energias renováveis”, com dois componentes: capacitação e implantação de usina local. Explicou, também, que a cooperação técnica no Uruguai, ora compartilhada pelo MRE e pela OPP, se encontra em processo de transição, a culminar, eventualmente, na criação de uma só Agência de Cooperação.