Notícias
Missão brasileira coleta material de investigação do solo no Suriname
O projeto bilateral entre Suriname e Brasil, intitulado “Consolidação e Ampliação do Zoneamento Agroecológico e Educação Ambiental”, recebeu uma comitiva, que fez visitas técnicas e de campo em diferentes distritos de Paramaribo ao longo de vários dias. A ação foi coordenada por João Luiz Lani, da Universidade Federal de Viçosa , em Minas Gerais.
Materiais de solo foram coletados para análises no Brasil. Essas coletas serão, posteriormente, reavaliadas durante a próxima visita, já com treinamento sobre geoprocessamento. Com relação ao uso sustentável do meio ambiente, serão desenvolvidos materiais didáticos para as escolas primárias, VOJ e VOS. A ênfase estará na conscientização.
A missão quer saber quais são os diferentes tipos de solo e as diversas características da paisagem. Após a análise, a comitiva emitirá conselhos para fortalecer a cooperação agrícola e econômica entre o Suriname e o Brasil. Os distritos de Wanica, Pará, Brokopondo, Sipaliwini, Commewijne, Marowijne, Coronie e Saramacca já foram visitados.
Rabin Parmessar, Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, enfatizou “que qualquer pessoa que precise de uma análise do solo de sua área agrícola pode recorrer à Diretoria de Pesquisa, Marketing e Processamento Agrícola (ODLOAV) do departamento de Agro-hidrologia”.
Este departamento tem a tarefa de determinar as quantidades físicas do solo, tais como: permeabilidade, peso volumétrico, característica da umidade e estrutura do solo. Além disso, o departamento também realiza amostragem de solo para análises químicas. O ministro pede aos agricultores “que usem esses serviços para que os investimentos certos possam ser feitos após a análise”, concluiu.
Fonte: LPM News