Notícias
Missão humanitária brasileira apoia ações assistenciais na Turquia
A missão humanitária brasileira de busca e resgate enviada pelo Governo Federal à Turquia, conforme decisão do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio às vítimas dos terremotos na Turquia, iniciará amanhã (16) uma nova frente de trabalho, em coordenação com as autoridades locais turcas.
A missão humanitária brasileira mantém suas equipes de prontidão, à disposição das autoridades turcas, para possíveis operações de busca e resgate que porventura surjam. As missões de busca e resgate não foram encerradas, ainda havendo sobreviventes sendo retirados de escombros em diferentes localidades turcas. Não obstante, já se verifica uma redução do número dessas missões naquele país.
A missão humanitária brasileira permanece em articulação direta com as autoridades turcas para trabalhar conjuntamente com as forças locais que estão atuando para atender às necessidades mais prementes a cada momento. A situação da assistência humanitária nas áreas atingidas pelos terremotos na Turquia evolui em direção a atividades típicas de assistência pós-desastre. As autoridades turcas continuam a coordenar o tipo de auxílio necessário, atualmente junto às equipes humanitárias estrangeiras, como a do Brasil, que ainda permanecem no terreno, no país.
A missão humanitária brasileira, autorizada pelo Presidente da República em resposta aos terremotos que atingiram diferentes regiões da Turquia em 06/02, é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), comandada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e integrada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.