Notícias
Ministério Público realiza seminário com magistrados da CPLP
O seminário, realizado entre os dias 26 e 28 de novembro e co-patrocinado pela ABC, reforça a importância da cooperação internacional para o fortalecimento da justiça nos países da CPLP, unindo esforços para enfrentar os desafios contemporâneos com diálogo e o compartilhamento de boas práticas estratégicas.
A mesa de abertura foi composta pelo vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, o procurador regional da República João Akira Omoto, a procuradora regional da República e secretária de Cooperação Internacional do MPF, Anamaria Osório Silva, e a representante da Agência Brasileira de Cooperação, Ministra Andreia Rigueira.
Em seu discurso, Rigueira lembrou que a ABC se posiciona como parceira estratégica, pronta para facilitar, apoiar e colaborar com iniciativas cooperação internacional para o desenvolvimento, lembrando a importância da cooperação Sul-Sul. “Apesar da grande importância da cooperação Norte-Sul, a atuação da ABC é fortemente marcada pela cooperação Sul-Sul”, reforçou. “Essa modalidade de cooperação é força progressista ao proporcionar um espaço para o intercâmbio horizontal de recursos, tecnologias e práticas, que permite que países em desenvolvimento assumam maior controle sobre suas próprias trajetórias, rumo ao maior desenvolvimento. ”
A diplomata lembrou, igualmente, que a cooperação prestada pela ABC tem atuado junto, além da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público, também com a Defensoria Pública da União e
instituições congêneres estaduais, com iniciativas para o reforço das capacidades institucional, organizacional e técnicas destas entidades.
Este 2º seminário sobre os desafios contemporâneos dos países da CPLP possibilitará o intercâmbio de ações bi e multilaterais de garantia de acesso à justiça, proteção de direitos humanos e Estado de Direito.