Notícias
Medicamentos doados pelo Governo brasileiro chegam à Síria
O lote de remédios e vacinas - doado pelo Ministério da Saúde , transportado em navio da Marinha do Brasil e desembaraçado com apoio da Embaixada do Brasil em Beirute , da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério da Defesa - será utilizado em clínicas e postos de atendimento sírios. A doação, que chegara ao Porto de Beirute na semana do dia 20/03, foi encaminhada à Síria no começo de abril, após desembaraço alfandegário junto às autoridades libanesas e, posteriormente, sírias.
Em relação aos itens doados, segundo a Diretora da OMS na Síria, Elizabeth Hoff, " São medicamentos, como os antibióticos e analgésicos, que realmente usamos todos os dias e que salvam idas ". Também as vacinas são de grande utilidade, uma vez que, como afirmou Hoff, o afluxo de milhares de jihadistas provenientes de lugares como o Paquistão e a Somália tem provocado o reaparecimento, na Síria, de endemias como a pólio e a febre amarela, que já estavam extintas antes do conflito.
Conforme anunciado pela ABC , o Governo brasileiro enviou mais de uma tonelada de medicamentos, acomodadas em 80 caixas (que ocupam boa parte de um container), em que constavam kits de primeiros socorros, insumos estratégicos de saúde, antibióticos e vacinas, em resposta à solicitação recebida da OMS no ano passado. Após meses de articulação interministerial, o Governo brasileiro congratula-se com os servidores brasileiros empenhados nesta missão e com os agentes da comunidade internacional na realização desta importante doação humanitária.
Espera-se, assim, aliviar a situação humanitária no país e conter o reaparecimento de endemias como a pólio e a febre amarela, consideradas extintas antes do conflito.
Fotos: Yan Boechat.