Notícias
"Marcha das Margaridas" terá participação de mulheres rurais latino-americanas
O projeto de cooperação Sul-Sul “Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025”, desenvolvido no âmbito da parceria Brasil-FAO, apoiará a participação de mulheres rurais de cinco países latino-americanos nas atividades da 7ª edição da “Marcha das Margaridas”, prevista para os dias 15 e 16 de agosto, em Brasília.
O evento contará com a participação de mulheres rurais da Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, México e Paraguai, que participam de dois projetos de cooperação coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A “Marcha das Margaridas”, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (CONTAG), une mulheres do campo, das florestas e das águas, sendo considerada a maior ação política de mulheres da América Latina desempenhada por lideranças rurais femininas.
O envolvimento de representantes de outros países permite a troca de experiências, reforçando a importância dessa agenda não só no Brasil, mas também em outras nações.
Programação
Nos dias 14 e 15 de agosto, as mulheres rurais latino-americanas participarão da "Oficina Internacional: Práticas e instrumentos de políticas públicas para mulheres na agricultura familiar”. No primeiro dia, terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, boas práticas e discutir os atuais desafios. No segundo dia, assistirão à apresentações sobre as políticas públicas brasileiras de assistência técnica e extensão rural, bem como sobre crédito rural para mulheres.
Na tarde de 15 de agosto corrente, a exposição “Saberes e Sabores”, realizada no Parque da Cidade, será oportunidade para apresentar produtos como: artesanato, bijuterias, amendoim, café, aguardente (tequila). Já no dia 16, participarão da Marcha das Margaridas, pelas ruas da área central de Brasília, quando mais de 100 mil mulheres brasileiras do campo se juntarão a numerosas outras campesinas latino-americanas.
Projetos
O projeto “Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025” tem como objetivo contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e superar a pobreza da população mais vulnerável dos países parceiros, favorecendo o restabelecimento de condições de resiliência frente a desastres ou ameaças aos alimentos.
O projeto +Algodão, por sua vez, busca garantir a sustentabilidade da produção algodoeira nos países parceiros por meio da cooperação técnica, com vistas ao fortalecimento das capacidades institucionais nesses países e a inclusão socioprodutiva dos agricultores e agricultoras algodoeiros.