Notícias
Mali coloca em prática boas práticas agrícolas para o cultivo do algodão
Realizou-se no Mali, de 9 a 13 de abril de 2018, no âmbito do Projeto Cotton4+ Togo , missão de coordenação dessa iniciativa de cooperação técnica.
Representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) visitaram a Unidade de Aprendizagem de Sotuba, em Bamako e a Unidade Comunitária de Kignan, na região de Sikasso, sul do país, onde puderam constatar a existência de palhada da última safra agrícola e, junto de produtores de algodão, pesquisadores do Instituto de Economia Rural (IER) do Mali e extensionistas rurais, reafirmarem a importância da matéria orgânica no processo do plantio direto - tecnologia que foi compartilhada por especialistas brasileiros em iniciativas anteriores do projeto, e está agora sendo implementada pelos próprios países em suas plantações.
A delegação visitou também a área de melhoramento genético do algodoeiro em Finkolo e as dependências do IER no que concerne a outros programas do Instituto, como bovinocultura, rizicultura, florestas e o laboratório de entomologia. Ao longo da semana, puderam também ser tratados, com o parceiro maliense, vários temas administrativo-financeiros do projeto.
O Projeto "Fortalecimento tecnológico e difusão de boas práticas agrícolas para o algodão em países do Cotton-4 e no Togo" , desenvolvido no Benim, Burquina Faso, Chade, Mali e Togo, começou suas atividades em 2014, dando início à segunda fase do projeto Cotton4. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor de algodão nestes cinco países, aumentando a produtividade, gerando diversidade genética e aprimorando a qualidade do produto cultivado, a iniciativa é realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com os governos de cada uma destas nações, e conta com financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) .