Notícias
Lançamento do Relatório da Cooperação Sul-Sul Ibero-Americano
A Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) é um organismo internacional que reúne 22 países da comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica. No âmbito da SEGIB, é organizada a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, além de promovidas iniciativas de Cooperação nas áreas da educação, coesão social e cultura.
Especificamente sobre a Cooperação Sul-Sul (CSS), e no caso do Brasil, registra-se aumento no número de projetos executados, nos últimos 10 anos, tendo sido o único país Latino-americano que manteve ações de cooperação, em diversas modalidades, com todos os países membros da SEGIB.
De acordo com os dados do Relatório que será apresentado na sexta-feira, o Brasil contribuiu com mais de 400 ações de cooperação nesse período, em um total de 1.475 iniciativas registradas nas modalidades bilateral sul-sul, trilateral sul-sul e regional.
Com referência às áreas de atuação que contam com envolvimento do Brasil, o Relatório destaca Saúde (29,1%), Agropecuária (17,3%), Abastecimento e saneamento de água (10,9%), Serviços e políticas sociais (7,3%) e, Educação (3,6%). O Relatório enfatiza igualmente os projetos em execução sobre vigilância sanitária; regulamentação de medicamentos e fármacos; gestão de recursos hídricos; políticas de desenvolvimento e inclusão, entre outros.
A participação brasileira nos Programas Ibero-Americanos de cooperação é significativa na medida em que o país está presente em 17 dos 22 projetos de cooperação ibero-americanos, aportando mais de US$ 2.000.000,00, apenas em 2017, em atividades com a SEGIB.
Mais informações sobre os projetos de cooperação desenvolvidos no âmbito da SEGIB poderão ser obtidas pelo e-mail abc-comunicacao@abc.gov.br
Autor: Janaina Plessmann