Notícias
Juntos, somos mais fortes
Sarah Mosarwa, 44 anos, Presidente-Adjunta da Cooperativa de Kweneng North, é também responsável pela área de vendas e marketing da instituição. Eletricista técnica na companhia público-privada de energia elétrica de Botsuana (Botswana Power Corporation), a jovem empreendedora possui uma pequena propriedade de 10 hectares, em conjunto com o seu marido, que é engenheiro elétrico. Entrevistada, ela afirma que decidiu investir na agricultura enquanto fonte alternativa de renda para, no futuro, ser a fonte principal.
A sede da cooperativa e o ponto de armazenamento dos produtos comercializados pela da Cooperativa de Kweneng North funcionam temporariamente em sua propriedade, onde ela também tem um viveiro de mudas para venda aos agricultores da região. Na pequena sede, exibe com orgulho os certificados de constituição da cooperativa e a autorização de comercialização. Com a identidade visual que criaram para a cooperativa, existem também materiais informativos.
“Juntamo-nos, enquanto cooperativa, devido à dificuldade de penetração nos mercados que encontramos aqui em Botsuana. Os grandes varejistas acabavam sempre por conseguir baixar o preço dos produtos, pois compravam individualmente de cada produtor que, por querer vender, acabava diminuindo o preço final. Através da Cooperativa, temos agora maior poder de negociação. Juntos, somos mais fortes!” , declarou.
O investimento em horticultura começou em 2015, quando ela e o marido construíram um sistema de rega das plantações, que bombeia água do poço artesiano que possuem na propriedade. A eficiência do sistema impressiona, e é capaz de resistir aos cinco meses de seca que o país enfrenta anualmente. Além de vegetais, Sarah possui também criação de galinha, coelho, pato e bode.
Para a venda dos produtos, a agricultora criou um portfólio em que apresenta aos potenciais vendedores cada um dos alimentos cultivados pelos cooperados. “Ainda não estamos onde queremos estar, mas sabemos que estamos no caminho certo” , concluiu.
Outra cooperada é a professora primária aposentada, Boipuso Ndabambi, de 52 anos. Com uma propriedade de 3 hectares, a Secretária do Conselho Administrativo da Cooperativa está motivada com a nova profissão. “Depois de me aposentar, pensei em algo em que poderia investir para deixar para os meus filhos. Estou construindo meu futuro e o futuro deles com a Cooperativa” , relatou entusiasmada.
Autor: Janaina Plessmann