Notícias
Jovens de Santo André protagonizam projeto apoiado pela ONU
As ações do projeto serão coordenadas por jovens que moram no próprio conjunto e que participam da ONG Alma Ambiental, uma organização juvenil que promove arte-educação focada em questões ambientais urbanas. Junto com diversos parceiros - incluindo as ONGs Movimento de Defesa de Moradores de Favela de Santo André, em São Paulo, Peixes, Pessoas e Água, em Minas Gerais e World Fisheries Trust, no Canadá - buscam o envolvimento de toda comunidade com questões ambientais que afetam a qualidade de vida. A proposta é incentivar ações lideradas por jovens da própria comunidade por meio de capacitação em educação ambiental, liderança e desenvolvimento de projetos no sentido de melhorar a gestão do lixo e contribuir para a implementação de áreas verdes. Depois de implementar os projetos, os jovens continuarão sua capacitação e contribuirão à cidade como estagiários em organizações parceiras que trabalham com meio ambiente e inclusão social.
"As questões ambientais estão muito ligadas à inclusão social, ou seja, moradores de bairros populares devem ter acesso à área verde, limpeza pública e educação ambiental de qualidade na mesma medida dos moradores do resto da cidade”, afirma a coordenadora do projeto e moradora do conjunto, Sarah Bryce, 29 anos. O coordenador adjunto, Edinilson Ferreira dos Santos, 29 anos e morador há 6 anos do conjunto, diz: "É uma comunidade formada por pessoas que vieram de diferentes cantos da cidade, em grande parte por meio de projetos de urbanização de favelas. Então sempre buscamos fortalecer laços entre as pessoas por meio de eventos comunitários. Nós queremos aproveitar o dinamismo e criatividade que os jovens têm para fortalecer ainda mais esta comunidade".
O lançamento do projeto acontecerá no Conjunto Prestes Maia, dia 12 de outubro às 16h, com oficinas de arte-educação, teatro e apresentação de vídeos, todos voltados aos temas sobre meio ambiente urbano e habitação. O projeto busca parceiros para formar uma rede de apoio para iniciativas protagonizadas por jovens da região. Para acompanhar as ações ou entrar em contato com o projeto, acesse o site www.jovensliderancas.org.