Notícias
Japão doa tomógrafos para o Brasil
O UNOPS , organismo das Nações Unidas especializado em gestão de projetos e compras sustentáveis, finalizou a aquisição de oito tomógrafos que estão sendo entregues a hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos, fundamentais também para diagnóstico de complicações relacionadas à COVID-19, foram comprados com recursos do governo do Japão doados ao Brasil sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , e do Ministério da Saúde .
Os tomógrafos estão sendo instalados em hospitais públicos das cidades de Belém e Bragança, no Pará; Governador Valadares, Uberaba e Itabira, em Minas Gerais; Maceió, em Alagoas; Diadema, em São Paulo; e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. No total, foram investidos US$ 4,8 milhões nas máquinas.
Empenho e solidariedade
No último dia 12 de novembro, o embaixador do Japão em Brasília, Akira Yamada, esteve com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que agradeceu o empenho e a solidariedade do governo japonês. “Os tomógrafos viabilizam agilidade e precisão na realização de mais de 4,2 mil exames por ano. Agora, a população brasileira usuária do SUS que reside nas cidades onde foram instalados os tomógrafos terá um atendimento ainda mais qualificado” , destacou o Ministro Queiroga na ocasião.
Além das oito máquinas em fase de instalação, devem ser adquiridas outras cinco até o primeiro trimestre do ano que vem. Elas serão instaladas nas cidades mineiras de Januária e Paracatu; em Guarulhos, São Paulo; em Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso; e em Santo Antônio da Platina, no Paraná.
“Para a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável por coordenar a cooperação humanitária do governo brasileiro, é uma satisfação acompanhar essa doação, que bem representa a solidariedade e a amizade que marcam, há mais de um século, as excelentes relações entre o Brasil e o Japão, especialmente agora, em plena pandemia” , afirmou o Diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira.
O UNOPS é responsável pela compra dos equipamentos e pelo acompanhamento de todo o processo de instalação e treinamento das equipes. “Nós temos uma sólida parceria com o governo japonês, viabilizando doações importantes para o Brasil. Com esta entrega, colaboramos para o fortalecimento da saúde pública brasileira e com os laços de cooperação entre os dois países” , comenta a diretora e representante do UNOPS em Brasília, Claudia Valenzuela.
Foto: UNOPS