Notícias
Japão dá formação à polícia comunitária brasileira
O programa de formação é realizado anualmente, por meio da cooperação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) , que inclui ainda a transmissão do conhecimento adquirido pelos policiais brasileiros no Japão a forças de segurança de países da América Central.
"Koban" é a base física da estrutura de polícia comunitária no Japão, adotado por diversos países, entre eles Estados Unidos, Taiwan, Brasil e Coréia do Sul. Nestes pequenos postos urbanos, trabalham entre três a quatro oficiais de polícia, que agem preventivamente aconselhando a comunidade local sobre criminalidade, visitando domicílios habitados por pessoas que carecem de atenção especial, como os idosos, entre outras atribuições.
Os capitães e majores presentes na formação deste ano enalteceram, ao Cônsul-Geral brasileiro em Tóquio, os efeitos da cooperação bilateral ao longo de duas décadas, apesar dos desafios do programa decorrentes das significativas diferenças de condições entre os dois países, quanto às respectivas populações, territórios e culturas.
Conheça mais sobre as iniciativas de cooperação desenvolvidas por meio da parceria da ABC com a JICA.