Notícias
Intercâmbio para combate à obesidade continua entre México e Brasil
Representantes do Ministério da Saúde (MS) visitaram o México no fim do mês de outubro para atividade do projeto "Intercâmbio de experiências entre o México e o Brasil para o combate à obesidade”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e implementado em parceria com o MS e o governo mexicano .
As funcionárias do Departamento de Promoção da Saúde do MS, Denise Bueno e Tatiane Pereira, estiveram na capital mexicana no fim de outubro para a troca de experiências e evidências sobre medidas regulatórias e fiscais que podem auxiliar no combate à obesidade.
Uma série de atividades, que envolveram reuniões na Secretaria de Saúde do país para discussões em torno do tema, foram realizadas, além de uma visita à escola pública local para conhecer o programa de alimentação escolar mexicano.
Já na área de medidas fiscais e regulatórias, as especialistas brasileiras tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão do Senado mexicano que aprovou o sistema de advertência nos rótulos de alimentos com alto conteúdo de açúcares e/ou gorduras saturadas e escutar falas dos elaboradores do sistema que permitiu sua adoção. Também acompanharam o debate acerca do imposto sobre refrigerantes, aplicado no México desde 2014, e cuja alíquota o governo estuda aumentar. Atualmente ela é de 1 peso mexicano por litro.
O governo da Cidade do México apresentou, ainda, resultados iniciais de um programa de mapeamento de locais públicos e gratuitos para atividade física, iniciado em julho deste ano, o qual deverá ter como resultado um aplicativo de celular para consulta da população.
A próxima atividade do projeto deverá ser a visita de representantes mexicanos ao Brasil para conhecerem as políticas públicas brasileiras sobre o tema, em data ainda a ser definida.