Notícias
Iniciativa de cooperação trilateral Brasil-UNFPA é premiada
O projeto de cooperação técnica trilateral com o Brasil, “ Centros de Referência em Censos com Coleta Eletrônica de Dados ”, está entre as cinco melhores ações de cooperação Sul-Sul dos escritórios do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em todo o mundo. O resultado da competição de boas práticas foi divulgado no dia 24 de novembro. Participaram do painel de jurados representantes do UNFPA Global, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) .
A iniciativa consiste em desenvolver ações que possibilitam o intercâmbio de experiências e a construção conjunta de abordagens inovadoras que permitam o reforço dos Centros de Estatística na África nos futuros censos. O objetivo é capacitar os institutos de estatística de Cabo Verde e Senegal, por meio da troca de conhecimento com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atuarem como polos multiplicadores no uso de tecnologias eletrônicas de coleta de dados para censos e pesquisas em outros países africanos.
O projeto, fruto de uma parceria entre o UNFPA, IBGE e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , começou a ser desenvolvido em 2014 a partir de uma missão de prospecção para mobilização de países africanos. Seguiu em 2016 com a assinatura de um protocolo de intenções que orienta o projeto no âmbito da Cooperação Sul-Sul, assinado durante a Comissão de Estatísticas das Nações Unidas e, em 2017, cerca de 50 técnicos senegaleses e cabo-verdianos assistiram a palestras ministradas por 11 especialistas do IBGE, da ABC e do UNFPA que se deslocaram ao continente africano.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: UNFPA