Notícias
Inauguração do Centro Educacional Amizade São Paulo – Guiné-Bissau
O projeto “Jovens Lideranças para multiplicação de boas práticas socioeducativas” é fruto da cooperação Sul-Sul trilateral estabelecida entre o Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, o Governo da Guiné-Bissau e a UNESCO no Brasil, em parceria com a Fundação Gol de Letra, o Instituto Elos e o Ministério da Educação (MEC) pelo lado brasileiro e o Ministério da Educação Nacional (MEN) e a Associação Amizade do Bairro São Paulo daquele país africano.
O Centro Educacional foi construído por meio de mutirão com a participação de jovens da comunidade local que receberam formação básica nas áreas de construção civil, bioconstrução e empreendedorismo social sob a orientação do Instituto Elos. O Projeto, iniciado em 2010, tem como objetivo promover o desenvolvimento comunitário por meio da melhoria da qualidade do ensino fundamental e da oferta de atividades complementares nas áreas de cultura, de esporte e de lazer para as crianças, os jovens, suas famílias e a comunidade local. A estratégia pedagógica do projeto foi elaborada a partir das experiências e das metodologias educativas desenvolvidas pela Fundação Gol de Letra e pelo Programa Escola Aberta, realizado pelo MEC em parceria com a UNESCO.
A inauguração do Centro Educacional marcou o início da segunda etapa do projeto que prevê apoio à gestão sustentável e participativa do Centro por meio de formações nas áreas de pedagogia, educação integral e planejamento estratégico, voltadas para os gestores da escola e os técnicos do Ministério da Educação da Guiné-Bissau.