Notícias
III Curso em Gestão da Cooperação Sul-Sul e Trilateral
O curso fundamentou-se na troca de experiências entre as instituições participantes nos temas de gestão e coordenação institucional, arcabouço legal, gestão de projetos de cooperação, gestão de recursos humanos e comunicação e teve como público-alvo dirigentes e gerentes das instâncias governamentais responsáveis pela negociação, planejamento e implementação da cooperação Sul-Sul e trilateral nos países convidados. Nesse sentido os participantes representavam em sua maioria, agências de cooperação, ministérios de relações exteriores, planejamento e finanças.
A iniciativa é executada e financiada conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, como parte de um projeto de cooperação técnica oficial, que prevê a realização de três capacitações. Na primeira fase do projeto foram identificados os principais desafios de gestão das instituições a serem beneficiadas por meio de questionário, seguido de uma oficina. Com base nos seus resultados, formulou-se a metodologia da capacitação e estruturou-se o primeiro curso, realizado em março de 2013. O segundo curso foi realizado em novembro do mesmo ano, ambos em Brasília. O curso baseia-se em estudos de caso de gestão das instituições representadas, apresentados por participantes. Em cada módulo do programa foram realizadas apresentações por palestrantes convidados.
A Sra. Lita Lui, do Ministério das Finanças de Samoa, destacou que, por meio dos diferentes casos apresentados foi possível concluir que nem todas as regiões enfrentam os mesmos desafios. Ressaltou também que a abordagem informal permitiu que os participantes estivessem mais abertos para interagir uns com os outros, com resultados muito produtivos.
Segundo o Embaixador Johnny Muhindo, Chefe do Departamento de Américas e Pacífico do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Uganda, a importância do curso se deve ao fato de capacitar as pessoas em como lidar com os problemas que afetam as atividades de cooperação Sul-Sul e por disseminar a essência dessa modalidade de cooperação. Ele também relatou ter considerado particularmente relevantes os módulos de recursos humanos e de comunicação. Para ele, a sensibilização e a comunicação são componentes muito importantes na disseminação da mensagem sobre a cooperação Sul-Sul, o que ela faz e seus benefícios para as pessoas. O Embaixador indicou também que, além dos recursos financeiros, também enfrentamos o desafio de recursos humanos para realizar os projetos de cooperação Sul-Sul, que precisam ser capacitados.
Nos últimos 10 anos a ABC e JICA realizaram mais de 30 projetos de cooperação trilateral. O governo japonês tem apoiado, por meio de cooperação técnica, instituições brasileiras de diversas áreas há mais de 50 anos. O Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul apoia os esforços dos países para gerenciar, projetar e implementar políticas e iniciativas de cooperação Sul-Sul através da identificação, partilha e transferência de soluções de desenvolvimento. A intensificação da atuação da ABC na cooperação Sul-Sul e Trilateral a partir de 2003, com foco no desenvolvimento de capacidades e fortalecimento institucional dos países parceiros, garantiu o acúmulo de importantes e pioneiras experiências e tornou o Brasil uma referência na realização dessas modalidades de cooperação, balizada pelos princípios de horizontalidade, ausência de interesses comerciais e não imposição de condicionalidades.
Lista de países participantes do curso em 2015:
Argélia Argentina Bangladesh Benin Burundi Cabo Verde Chile China Cingapura Colômbia Egito |
El Salvador Filipinas Fiji Gana Guatemala Guiné Bissau Haiti Honduras Índia Irã Malauí |
México Marrocos Mianmar Moçambique Nepal Nicarágua Peru Quênia República Dominicana República Democrática do Congo |
Ruanda Samoa São Tomé e Príncipe Sudão Tailândia Timor Leste Tunísia Turquia Uganda Vietnam |
Apresentações
Módulo de Comunicação
- Oferta Peruana de Cooperação
APCI - Agência Peruana de Cooperação Internacional
- Desafios de Comunicação no Programa Pro-Savana
ABC - Agência Brasileira de Cooperação, do MRE
Módulo de Arcabouço Legal
- Promoção da Cooperação Sul-Sul - Uganda e a Experiência da Comunidade da África Oriental
Ministério de Negócios Estrangeiros de Uganda
- Lei Mexicana para Cooperação para o Desenvolvimento Internacional
Agência Mexicana de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional
Módulo de Gestão Institucional e Mecanismos de Coordenação
- Estratégia Regional de Empreendedorismo (SICA-EMPREENDE): Um Modelo Inovador de Cooperação Sul-Sul e Trilateral na Mesoamérica
Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia
- Sistema de Monitoramento de Projetos e Informações Gerenciais
Agência Brasileira de Cooperação, do MRE
Módulo de Recursos Humanos
- Programa de Desenvolvimento de Capacidades em Cooperação Técnica Internacional
Escola Nacional de Administração Pública do Brasil
- Experiência Egípcia em Gestão de Recursos Humanos - "Country-led South-South Academy" no Egito
Agência Egípcia para Parcerias para o Desenvolvimento
Módulo de Gestão de Projetos
- TIKA-JICA, Países da Ásia Central e Países do Oriente Médio; Uma Cooperação Triangular
Agência de Coordenação e Cooperação da Turquia
- Cooperação Triangular para o Desenvolvimento Camboja-Laos-Vietnam
Ministério do Planejamento e Investimento do Vietnam
Palestrantes convidados:
- Ministério da Integração
Sr. Amarildo Baesso, Diretor de Programas, Secretaria Executiva - Embrapa
Sr. Jorge Duarte, Coordenador de Comunicação sobre Ciência e Tecnologia
- ENAP - Escola Nacional de Administração Pública
Sr. Luís Henrique D'Andrea, Chefe da Área de Cooperação Internacional
Sra. Valéria Porto, Assessora Técnica da Assessoria de Cooperação Internacional
Apresentação especial:
Sra. Sílvia Lopez - Consultora Pesquisadora do Relatório em Cooperação Sul-Sul na América Latina da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB)