Notícias
IBAMA e ICMBio recebem doação do governo japonês
Os esforços de combate a incêndios florestais, empreendidos pelo governo brasileiro, ganharam novos reforços. O governo japonês, com o apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) , está doando equipamentos de combate a incêndios avaliados em US$ 820 mil para aparelhar 600 brigadistas que trabalham na região amazônica.
O processo de compra dos equipamentos foi concluído e o material será entregue no final de agosto. O equipamento irá se somar às tendas e aos colchonetes, doados no final de 2019, também pelo governo japonês, e permitirão a instalação de bases de combate mais próximas aos focos de incêndio aumentando, assim, a eficácia do combate às chamas.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), coordenou todo o trabalho junto ao UNOPS e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) .
O trabalho conjunto incluiu todo o processo decisório, desde a definição de especificações técnicas dos equipamentos, questões logísticas, cronograma de execução e a elaboração dos editais para o processo licitatório.
A doação japonesa compreende 600 unidades de cada um dos equipamentos: roupas para combate a incêndios, capacetes para combate a incêndios, pares de luvas de proteção, carregadores de lanterna, óculos de proteção, lanternas, e, por fim, 109 equipamentos para purificação de água, para uso das equipes de brigadistas.
Doações anteriores
Em setembro passado o governo do Japão fez oferta de doações de 10 tipos de equipamentos de combate a incêndios em apoio aos esforços empreendidos pelo governo brasileiro, no âmbito da Operação Verde Brasil.
Por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA ), foi realizada a doação de 330 tendas, com capacidade para duas pessoas, e de 998 colchonetes, com isolantes térmicos, para uso na região amazônica por parte de brigadistas do IBAMA e do ICMBio. A solenidade de entrega desse material ocorreu no Palácio do Itamaraty, em 23/09/2020.