Notícias
Governo de Angola debate apoio à alimentação escolar
Representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Embaixada do Brasil em Luanda, do Centro de Excelência contra a Fome, no Brasil, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), e do escritório do WFP em Angola, reuniram-se online , em 9 de agosto corrente, com representantes do Ministério da Educação angolano para debater possibilidades de apoio em matéria de alimentação escolar.
A reunião tratou de possíveis formas de apoio ao programa angolano de alimentação escolar, especialmente nas áreas de coordenação intersetorial, coleta e processamento de dados, monitoramento, avaliação e prestação de contas.
A diretora nacional da educação pré-escolar e ensino primário do Ministério da Educação de Angola, Soraya Kalongela, apresentou o Programa de Merenda Escolar, lançado em 1990, em parceria com o WFP local. O programa é descentralizado e executado em nível municipal, cabendo aos 164 municípios fornecer alimentação escolar gratuita, por meio de investimento financeiro do governo provincial. “Nossos dados indicam que temos, hoje, uma taxa de cobertura de 32%” , afirmou Soraya.