Notícias
Governo brasileiro inicia cooperação técnica com o Afeganistão
Em visita ao Brasil em outubro de 2008, o Embaixador do Afeganistão Said Taieb solicitou ao Chanceler Celso Amorim o apoio do Governo brasileiro para realizar cooperação nas áreas econômica e técnica, reiterando o interesse no aprofundamento da relação entre os dois países.
Nesse espírito, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) prontificou-se a providenciar a vinda de técnicos afeganes para capacitação em diversas áreas.
Entre as áreas prioritárias apontadas pelo Embaixador Said Taieb, figuram:
Agricultura: manejo de soja, trigo, e frutas de clima temperado, bem como processamento de alimentos.
Estatística: elaboração de censo demográfico.
Eleições: registro de eleitores, contagem de votos e demais providências para as eleições gerais, previstas para dezembro de 2009.
Gestão empresarial: formação de pequenas empresas.
Segurança: controle de fronteiras, combate ao contrabando e ao narcotráfico e erradicação do cultivo da papoula.
Na semana de 15 a 19 de junho deste ano, foram realizadas duas missões ao Brasil por autoridades afeganes, uma na área de eleições, outra na área de agropecuária. Na primeira, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o sistema jurisdicional e de organização da Justiça Eleitoral brasileira, a evolução e trajetória da justiça eleitoral, o cadastro eleitoral e o processo eletrônico de votação do Brasil. Teve, ainda, a oportunidade de acompanhar uma sessão plenária do TSE e o cadastramento biométrico de eleitores em Armação de Búzios junto ao TRE.
Na missão prospectiva agropecuária, os representantes do Ministério de Agricultura, Irrigação e Pecuária (Ministry of Agriculture, Irrigation and Livestock – MAIL) do Afeganistão conheceram instalações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), de centros da Embrapa e de cooperativas. As áreas de maior interesse foram de técnicas para aumentar a eficiência no uso de irrigação; intercâmbio de pesquisadores para treinamento nas áreas de melhoramento de trigo, soja e frutas de clima temperado; intercâmbio de germoplasma; intercâmbio de tecnologias de produção, armazenamento, distribuição e logística em geral; e construção de capacidade agrícola.
Essa iniciativa não vislumbra, até o momento, a ida de brasileiros ao Afeganistão, em razão da situação de instabilidade daquele país.
Demais áreas de cooperação bilateral poderão ser contempladas em momento posterior, assim como possíveis ações de cooperação triangular. O Embaixador Said Taieb manifestou especial interesse no apoio às forças policiais de seu país, com vistas a diminuir a pressão sobre o exército afegane no que diz respeito a suas atividades de caráter policial.
Na Conferência Internacional de Apoio ao Afeganistão, realizada em 02 de julho de 2008, em Paris, o Governo brasileiro manifestou apoio à reconstrução do Afeganistão. No encontro, o Brasil consignou a doação líquida de 100 mil dólares e a prestação de cooperação técnica, especialmente em relação ao fortalecimento das instituições afeganes e ao desenvolvimento de políticas públicas.