Notícias
FNDE vai ao Suriname para treinamento sobre Programas de Alimentação Escolar
Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estiveram em Paramaribo, capital do Suriname, no fim do mês de outubro, para uma missão técnica realizada no âmbito do projeto "Programa de Alimentação Escolar em Koewarasan, Distrito de Wanica" .
A missão teve como foco principal o treinamento de profissionais que trabalham na área de alimentação escolar do Suriname, e que atuarão na elaboração de cardápios para o projeto piloto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) surinamês a ser implementado em 4 escolas do país que ficam em Koewarasan, Distrito de Wanica.
A delegação do FNDE foi acompanhada pelo Embaixador do Brasil no Suriname , Laudemar Aguiar, a uma visita de cortesia à Ministra da Educação, Lilian Ferrier e a Tricia Blanca Maya, ponto focal do projeto no Suriname. A Ministra Ferrier falou sobre a importância da iniciativa na busca pela preservação, promoção e recuperação da saúde, alimentação e nutrição no ambiente escolar do país.
Já o embaixador ressaltou que o projeto bilateral certamente possibilitará atingir um dos seus principais objetivos, que é o de atender às necessidades nutricionais dos alunos. “É durante a permanência em sala de aula, seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar que o projeto tem seu efeito”, disse. “Além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis” .
As delegações do Brasil e Suriname realizaram vistas de campo às 4 escolas de Koewarasan e visitaram, também, duas propriedades familiares rurais onde são cultivadas hortaliças.
Os representantes do FNDE apresentaram aos surinameses os aspectos de alimentação e nutrição do PNAE brasileiro e contribuíram com a elaboração dos cardápios a serem implementados no Suriname, de modo a que reflitam a cultura e o hábito alimentar dos estudantes do Distrito de Wanica. Foram propostos cardápios semanais e mensais.