Notícias
Etiópia: projeto ABC-AMIPA construirá unidade técnica demonstrativa destinada a realizar capacitações e testes sobre variedades de algodão
No primeiro dia, o grupo reuniu-se com o vice-diretor do “Ethiopian Institute of Agricultural Research” (EIAR), Dirika Geleti. Foram, então, debatidos os objetivos da missão, em especial em relação à construção da unidade técnica demonstrativa (UTD) e sua posterior implementação no “Werer Agricultural Research Center” (WRC).
Os representantes da parceira na iniciativa, Lício Pena e José Lusimar, apresentaram detalhes relativos às UTDs, ressaltando que seus principais objetivos são testar práticas agronômicas, novas variedades de algodão e sistemas de produção, visando ao aumento da produção, da produtividade e da economicidade para os produtores etíopes.
O vice-diretor do EIAR ressaltou que a Etiópia dispõe de 13 centros de pesquisa, sendo responsabilidade do Centro Werer coordenar as pesquisas de algodão. Ponderou que, apesar de contarem com cerca de 40 variedades de algodão no país, ainda importam a maior parte da fibra, pois a oferta não acompanha a demanda. “A cooperação técnica brasileira seria de grande valia para alcançar o tão almejado aumento da produtividade pelo país”, sublinhou.
Plantio
Durante a visita, os especialistas brasileiros, em conjunto com os técnicos do centro de pesquisa Werer, elaboraram o protocolo de plantio da UTD. A ideia é testar práticas de manejo adotadas pelos produtores brasileiros e etíopes.
Durante visita à região de Awash, os especialistas da AMIPA coletaram amostras de solo da localidade onde será instalada a UTD, para análise no laboratório da associação, no Brasil.
Em setembro de 2024, está prevista a realização de um dia de campo com pesquisadores, extensionistas e produtores locais, a fim de compartilhar os resultados de cada prática agrícola testada na unidade.