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Estudo propõe modelo de avaliação de projetos da Cooperação Sul-Sul do Brasil
Questionário facilita análise de efeitos dos projetos, tendo em conta o desenvolvimento do país parceiro
Publicado em
23/12/2022 16h32
Atualizado em
15/07/2024 18h53
Um webinário para debater metodologias comuns de quantificação e avaliação dos efeitos de projetos e ações da Cooperação Sul-Sul (CSS) para o Desenvolvimento foi promovido em 17/11, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A pesquisa “Avali ação de Efeitos da Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento do Brasil: Um Modelo Geral para Projetos Bilaterais com Países Africanos de Língua Portuguesa”, fruto da parceria entre o I PEA e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi produzida pelos pesq uisadores Rafael Schleicher , Marília Miranda e Simone Franco, d aquele Instituto , e propõe um modelo lógico geral, bem como um questionário padronizado para coleta de dados que possibilitarão avaliação regular dos e feitos no terreno dos projetos de cooperação técnica Sul-Sul bilateral do Brasil.
Schleicher apresentou os resultados da pesquisa e destacou que a iniciativa procurava preencher lacuna referente a avaliar e quantificar não somente os efeitos da cooperação Sul-Sul coorde nada pela ABC, mas os impactos identificados após o término dos projetos.
O pesquisador comentou que o estabelecimento de instrumento para avaliar a CSS brasileira “ estava há algum tempo esperando padronização e sistematização” . “Seria metodologia mais aceita ou acordada para que toda cooperação internacional do Brasil para o desenvolvimento pudesse ser discutida a partir de um conjunto mínimo de variáveis e coleta de dados de forma sistemática”, completou Schleicher . O modelo geral de questionários que seriam aplicados aos indivíduos e instituições participantes d o s projeto s e o instrumento proposto devem ser usados como piloto para avaliar os efeitos da cooperação Sul-Sul bilateral do Brasil.
O responsável pela c ooperação com os Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste da ABC, Paulo Lima, lembrou que a referida pesquisa foi motivada pelo convite da ABC ao I PEA para realizar a avaliação de projeto específico de cooperação internacional, como passo inicial para a formulação de abordagem metodológica de avaliação de programas e projetos de cooperação técnica brasileira .
PALOP
Os dados utilizados na pesquisa têm origem em projetos implementados pela ABC com países africanos de língua portuguesa ( P ALOP ), nomeadamente Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.
Esse estudo faz parte de um po rt fólio mais amplo de projetos do I PEA voltados para a quantificação, avaliação e produção de estatísticas sobre a cooperação internacional do Brasil, que inclui, por exemplo, a Pesquisa e o Relatório Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacio nal (COBRADI) , resultado de outra colaboração estreita entre a ABC e aquele I nstituto