Notícias
Escola na Guiné-Bissau inicia ano letivo
O Centro Educacional Amizade São Paulo (CEASP), na Guiné-Bissau, iniciou o ano letivo nesta segunda-feira, 5 de outubro, após duas semanas intensas de adequações aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau (MENES), por ocasião da pandemia da COVID-19.
A escola, fruto do projeto de cooperação técnica trilateral “Jovens lideranças para a multiplicação de boas práticas socioeducativas”, realizou, nos últimos dois finais de semana, mutirões de limpeza e alinhamento para início das aulas, divisão de funções e análise do regimento interno.
Todo o trabalho foi realizado de forma voluntária, pelos estudantes e membros da comunidade guineense. A limpeza, tanto externa como interna da escola, foi realizada em três etapas e contou, em cada uma delas, com cerca de 40 pessoas.
Embora o CEASP tenha capacidade para 216 estudantes, por determinação do Ministério da Educação que fixou o número máximo de alunos a serem atendidos em 180, a escola retomou as atividades deste ano com 156 estudantes matriculados.
Colheita
A comunidade celebrou, também, a colheita de legumes e verduras da horta comunitária, um dos empreendimentos estabelecidos no âmbito do plano estratégico de sustentabilidade do CEASP. Foram colhidos abóbora, amendoim, pepino, batata e milho.
Voluntariado e parcerias
Por ser uma escola de currículo integrado, as atividades desenvolvidas no CEASP têm uma perspectiva de educação integral, o que inclui atividades de educação formal e não formal.
É o caso da articulação de parcerias para ações de voluntariado. Os jovens são responsáveis por articular parcerias que permitam a manutenção e a limpeza da escola. Para a reabertura do CEASP, eles contaram com o apoio de jovens voluntários da Cruz Vermelha.“ A parceria com outras instituições fortalece o processo do voluntariado e cria um intercâmbio entre os jovens da comunidade ”, salientou Gaino. “ Ele são responsáveis por articular essas parcerias, por fecharem os atos e documentação com as demandas e, ainda, oferecerem as contrapartidas aos parceiros ”.
CEASP
O Centro Educacional Amizade São Paulo (CEASP), inaugurado em 2014, é fruto do projeto de cooperação técnica trilateral, “Jovens lideranças para a multiplicação de boas práticas socioeducativas”, desenvolvido há dez anos por meio da cooperação brasileira na Guiné-Bissau.
O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e implementado em parceria com a UNESCO , o Instituto Elos , a Fundação Gol de Letra , a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vitória (ES) e o governo da Guiné-Bissau.
O CEASP é uma escola do primeiro ciclo do ensino básico que atende estudantes do primeiro ao sexto ano, distribuídos nos períodos da manhã e da tarde. Além disso, a escola possui currículo integrado com desenvolvimento de todas as atividades na perspectiva da educação integral incluindo, para tal, atividades de educação formal e não formal.
Saiba mais sobre o projeto de cooperação técnica e o CEASP nas notícias publicadas abaixo:
Educação e comunidade andam juntas na Guiné-Bissau
Cultura e esporte promovem desenvolvimento local na Guiné-Bissau
"Aproveitar Todas as Oportunidades"
Ministro da Educação da Guiné-Bissau visita projeto de cooperação brasileiro
Autor: Claudia Caçador