Notícias
Esaf e Academia russa celebram memorando de cooperação
A assinatura aconteceu durante o "I Diálogo Brasil - Rússia sobre os Desafios da Política Econômica", em Moscou
Publicado em
01/01/2014 00h00
Atualizado em
05/07/2024 18h54
A delegação brasileira foi composta por Paulo Mauger, diretor de cooperação técnica da Esaf; José Franco Medeiros de Morais (Secretaria do Tesouro Nacional); José Márcio Andriotti (Secretaria da Receita Federal); Solange Nunes de Gouveia (Banco Central do Brasil); André Luís Ribeiro Barbosa (Camex/Ministério do Desenvolvimento) e Almir Américo (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex).
Memorando de cooperação tem a chancela dos ministros russo e brasileiro
Após entendimentos preliminares, que vêm sendo mantidos desde setembro do ano passado entre a Esaf e a Ranepa, foi assinado o memorando de cooperação entre as duas instituições, com a chancela do ministro da fazenda do Brasil, Guido Mantega, e do reitor da Ranepa, Vladimir Mau.
Segundo o documento, agora formalizado, a cooperação estratégica prevê treinamento em técnicas de gestão relacionadas à economia, capacitação de funcionários públicos, articulação de estudos econômicos, intercâmbio de especialistas e programas conjuntos de formação.
Agenda intensa para compartilhar conhecimentos
O vice-ministro de finanças da Rússia, Alexey Lavroy, deu as boas vindas à equipe brasileira em reunião preliminar, quando destacou que os dois países têm desafios comuns, dadas as variáveis como número de habitantes, extensão geográfica e pauta de exportações.
Na sessão plenária de abertura do evento, foram debatidas as estratégias e os desafios para formulação de políticas econômicas, com a presença do reitor da Ranepa, Vladimir Mau, e do embaixador brasileiro na Rússia, Carlos da Rocha Paranhos.
Ao longo de dois dias, os especialistas brasileiros e dirigentes de alto nível de instituições russas apresentaram e debateram as experiências acerca de desafios da política fiscal, controle da dívida pública, gerenciamento do sistema financeiro em tempo de crises e gestão do comércio exterior no mundo globalizado (veja a lista de participantes, a agenda do evento e as apresentações realizadas pela equipe brasileira no menu lateral à matéria).
A delegação brasileira também foi recebida na residência oficial do embaixador brasileiro na Rússia, Carlos da Rocha Paranhos, que reconheceu a relevância da iniciativa para o progresso das relações bilaterais e enfatizou a importância de dar continuidade às ações de cooperação.
Mapeamento das áreas de interesse e colaborações futuras
O incremento à cooperação prosseguirá com o II Diálogo Esaf - Ranepa, previsto para fevereiro de 2013, no Brasil. Discutiu-se a possibilidade de utilizar a metodologia e conhecimentos do Gaidar Fórum, evento realizado anualmente em Moscou e sediado pela Ranepa, onde se reúnem as principais vozes da economia russa e de outros países.
Houve sugestões ainda quanto à tradução e publicação de obras de economistas referenciais do Brasil e da Rússia. A Ranepa interessou-se especialmente em participar do Seminário Internacional de Educação a Distância, que está sendo organizado pela Esaf e previsto para o mês de outubro de 2012.
Avaliação positiva estimula novas ações
Segundo o assessor do vice-reitor da Ranepa, Tumun Tsydypov, o evento foi muito bem sucedido e criou ligações positivas entre os tomadores de decisão e especialistas dos dois países. Ele declarou confiar que a futura cooperação continuará rendendo bons frutos, com resultados concretos para os dois países.
Para o diretor de cooperação técnica da Esaf, Paulo Mauger, "a assinatura do acordo e a realização do seminário, em prazo recorde, estabeleceram um marco na evolução das relações bilaterais Brasil – Rússia, que fortalecerão o conhecimento nos dois países, preparando-os para melhor enfrentar os desafios que o mundo globalizado nos reserva”.
Mauger informa que a delegação brasileira se reunirá amanhã (4 de julho), para avaliar os resultados e mapear a agenda do 2º Diálogo, bem como as ações que devem ser encaminhadas pelo Brasil para alcançar os objetivos do memorando de cooperação.
Data: 15/07/2012 Fonte: Escola de Administração Fazendária - ESAF
Link: http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/noticias/Academia_Russa_Celebram_memorando_Cooperacao/index.html
Autor: ESAF - Escola de Administração Fazendária
Fonte: Acordos e Atos Internacionais