Notícias
Embaixador Ruy Pereira conhece resultados de projetos em Moçambique
A visita do diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Ruy Pereira, a Moçambique, durante a semana de 14 a 17 de janeiro, incluiu uma série de reuniões com alguns dos principais parceiros da cooperação brasileira coordenada pela Agência no país. Ruy Pereira representou o governo brasileiro na cerimônia de posse do presidente da República do país.
O embaixador visitou instalações de projetos emblemáticos e fez questão de ir à Beira, uma das regiões afetadas pela passagem do ciclone Idai, em março de 2019. Na ocasião, a ABC coordenou as ações de cooperação humanitária oferecidas pelo Brasil a Moçambique.
No primeiro dia, um encontro organizado pelo embaixador do Brasil em Moçambique, Carlos Alfonso Iglesias Puente, reuniu representantes de instituições que estão entre as principais parceiras da cooperação brasileira no país. O encontro foi oportunidade para trocar perspectivas sobre a continuidade da colaboração bilateral em diferentes setores de atuação, como saúde, capacitação profissional, sistema jurídico, produção agrícola, entre outros.
No dia 16 de janeiro, o diretor da ABC visitou a fábrica de medicamentos da Sociedade de Medicamentos de Moçambique (SMM), instalação produto da cooperação internacional do Brasil. A direção da SMM e a representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), executora do projeto de cooperação, fizeram apresentações sobre o desenvolvimento da transferência de tecnologia para a produção de medicamentos.
Em seguida, o embaixador visitou o Banco de Leite Humano do Hospital Central de Maputo, inaugurado em novembro de 2018, e conheceu as instalações onde os funcionários participantes destacaram a avaliação positiva do primeiro ano de operação do BLH e o potencial para que a unidade se torne referência para a neonatologia moçambicana.
Cooperação Humanitária
Na manhã de 17 de janeiro, o diretor da ABC viajou para Beira, capital da Província de Sofala, e conheceu o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), local onde foram instalados temporariamente os acampamentos e centros logísticos e operacionais das missões humanitárias internacionais, incluindo a brasileira, no apoio aos moçambicanos em função da passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
Ruy Pereira conheceu, também, o Hospital Central da Beira (HCB), cujo teto do centro cirúrgico foi danificado pelo ciclone Idai e restabelecido com o trabalho dos bombeiros brasileiros.
Em Dondo, na Beira, o prefeito e os representantes da câmara municipal salientaram a importância do trabalho executado pelos bombeiros brasileiros pela região como a reabilitação da Creche Betel e da Escola El Shaddai, duas instituições visitadas pela delegação ao final do dia.
Autor: Claudia Caçador