Notícias
Doação humanitária para a Ucrânia chega à Polônia
Chegou nesta manhã a Varsóvia o avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), produzido no Brasil pela EMBRAER, com 11,6 toneladas de doação humanitária do Brasil para a população ucraniana. A doação foi recebida, ao seu desembarque da aeronave militar, pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França. Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, os suprimentos serão entregues à Ucrânia, em coordenação com autoridades daquele país.
Em caráter de cooperação humanitária e emergencial, a doação, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), inclui 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais, com capacidade combinada para purificar por volta de 300 mil litros de água por dia; em torno de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a cerca de 360 mil refeições; e meia tonelada de insumos e medicamentos, totalizando em torno de 20 mil itens doados pelo Ministério da Saúde (MS), sem comprometer o abastecimento do mercado nacional.
Em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília, na última segunda-feira (7), de onde decolou o avião da FAB, o Ministro da Defesa, Braga Netto, reiterou a vocação acolhedora e humanitária do Brasil, que tradicionalmente oferece socorro para reduzir o sofrimento de populações em situações de conflito e calamidades, relembrando as missões humanitárias mais recentes, de apoio ao Líbano e ao Haiti. “A comunidade internacional sempre contou, e poderá contar, com o espirito acolhedor do povo brasileiro” , concluiu.
Participaram da cerimônia os ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Marcelo Queiroga (Saúde) e o ministro, interino, das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, entre outras autoridades federais.
A ação interministerial ocorre de forma integrada com as pastas da Casa Civil da Presidência da República, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Relações Exteriores, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde.
A aeronave militar decolou de Varsóvia hoje (09), de volta ao Brasil em missão de repatriação, transportando cerca de 70 brasileiros e parentes. No percurso, devem ser realizadas paradas técnicas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife. O grupo de brasileiros repatriados ao Brasil tem chegada planejada para quinta-feira (10). O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França, embarcou junto com os passageiros no voo de repatriação.