Notícias
Diretor da ABC recebe Ministro de Recursos Naturais e Conservação do Meio Ambiente de Myanmar
Para além de manifestar a sua satisfação e agradecimento em ser recebido no Brasil, o Ministro Win compartilhou o interesse do seu país em ampliar o número de iniciativas de cooperação técnica desenvolvidas com o Brasil.
Entre 3 e 7 de julho, a delegação realizará visitas em Brasília e Belém, a diversas instituições brasileiras, públicas e privadas, entre elas às áreas técnicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) , do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , envolvidas na realização da força tarefa sobre REDD+ e mudanças climáticas; como também à equipe gestora do Fundo Amazônia , no BNDES ; e ao setor público-privado, como a CNA . O Ministro Win e sua delegação serão ainda recebidos pelo Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Senhor José Sarney Filho, e o Vice-Presidente do IBAMA , senhor Luciano Evaristo.
Cooperação técnica Brasil-Myanmar
A base legal para a cooperação bilateral com o Myanmar é o Acordo de Cooperação Técnica entre a República Federativa do Brasil e o Governo da República da União do Myanmar , celebrado em 29 de julho de 2013. Entre 2013 e 2016, houveram três atividades, já encerradas, desenvolvidas com Myanmar, nas áreas da saúde e da agricultura. Atualmente, não existem projetos de cooperação bilateral assinados com o país, mas algumas possibilidades estão sendo exploradas conjuntamente.
No âmbito da cooperação trilateral, e a pedido do governo de Myanmar, o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a ABC organizaram visita de uma delegação myanmarense ao Brasil, no passado mês de março (2017), para dar a conhecer as políticas multissetoriais do governo brasileiro nas áreas de proteção social e segurança alimentar. Myanmar pretende implementar um Programa Nacional de Alimentação Escolar no país.
O que é o REDD+?
O REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal ou, em inglês, Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation ) é um conjunto de incentivos econômicos, com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal. O conceito parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal.
A preservação das florestas, além da redução nas emissões de gases do efeito estufa, tem o potencial de gerar outros benefícios substanciais, como impactos positivos sobre a biodiversidade e sobre a conservação de recursos hídricos. A "floresta em pé" também influencia a estabilização do regime de chuvas e, por consequência, o clima.
Saiba aqui mais informações sobre o tema.