Notícias
Diretor-Adjunto da ABC realiza visita oficial ao Mali
O Embaixador Demétrio Carvalho, Diretor-adjunto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , visitou pela primeira vez o Mali para conhecer os resultados dos projetos de cooperação técnica desenvolvidos pelo Brasil no país africano. Atualmente, a pauta de cooperação em execução com o Mali conta com dois projetos bilaterais na área de agricultura; e um projeto trilateral, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva do algodão.
No primeiro dia de visitas oficiais, na quinta-feira (10), o Diretor-Adjunto da ABC e o Embaixador do Brasil no Mali , Rafael Vidal, receberam a Ministra da Pecuária e Pesca do Mali, Kane Rokia Maguiraga, para dialogar sobre nova iniciativa de cooperação técnica no setor pecuário, cuja missão de diagnóstico para desenho conjunto do documento de projeto foi realizada ao longo dessa semana (7-11 de outubro) e contou com a participação de especialistas em pecuária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) .
A nova iniciativa terá como objetivo central contribuir com a modernização do setor pecuário no Mali, com base em boas práticas brasileiras na área de alimentação e reprodução do gado, de modo que a carne produzida no país africano possa ser competitiva para comercialização no mercado internacional, proporcionando assim aumento de renda e de qualidade de vida para os pequenos produtores de carne e suas famílias.
Segundo a Ministra Maguiraga, o fato do Brasil ser um dos maiores exportadores de carne do mundo estimulou o Mali a solicitar cooperação nesse tema. “Além disso, o Mali gosta de cooperar com o Brasil. Nossas semelhanças, em termos de clima, vegetação e solo, nos aproxima ainda mais” , afirmou Maguiraga.
A missão brasileira está no Mali para acompanhar diferentes fases dos projetos que o Brasil desenvolve com o país africano. Nos encontros oficiais, o Diretor-adjunto da ABC reiterou o modelo brasileiro de cooperação técnica, que leva em conta os princípios da cooperação Sul-Sul da horizontalidade e não imposição de condicionalidades, entre outros, além da não imposição de um modelo, mas sim adaptação do conhecimento compartilhado ao contexto local. “O foco principal dos projetos brasileiros de cooperação internacional é a formação técnica e o desenvolvimento de capacidades. E, para isso, nós trabalhamos com os nossos próprios recursos humanos: os funcionários públicos brasileiros” , afirmou o Embaixador Carvalho.
O segundo dia de visitas oficiais, a sexta-feira (11), teve início com um encontro com o Professor Baba Berte, Diretor-Geral (DG) da Companhia Malinense para o Desenvolvimento Têxtil (CMDT) . A reunião teve como foco a avaliação dos projetos de cooperação relacionados com a cadeia produtiva do algodão, o Cotton-4+Togo e o Cotton Solos , dos quais o CMDT é parceiro. Durante a reunião, foram identificadas também novas oportunidades de cooperação.
O Embaixador do Brasil no Mali, durante o encontro com o DG da CMDT, reiterou os expressivos resultados já alcançados pelo projeto Cotton-4+Togo, especialmente quanto à utilização de uma variedade brasileira de semente no Mali (a BRS293), que já é utilizada por 40% dos cotonicultores no Mali, dada a sua vantajosa alta produtividade. “Os próprios produtores dizem que, com a utilização da semente brasileira, se trata de um outro algodão. E, nós, temos orgulho de realizar essa cooperação” , sublinhou Vidal.
Berte expressou grande satisfação em realizar projetos de cooperação técnica com o Brasil que, segundo ele, tem possibilitado a produção de um algodão de maior qualidade. “O nosso desafio maior tem se mostrado em relação ao beneficiamento do algodão. Quem sabe esse pode ser o tema de um novo projeto de cooperação técnica com o Brasil” , indagou o DG da CMDT.
Na sequência, a delegação brasileira teve encontro com o Diretor de Américas do Ministério das Relações Exteriores do Mali, Embaixador Fidèle Diarra, em que foi reconfirmada a disposição do Brasil em continuar cooperando com o Mali. “O Mali é um país importante para a cooperação brasileira. Há laços que nos unem à África e a cooperação amplia o nível da nossa relação com o Mali” , afirmou o Diretor-adjunto da ABC. Para encerrar o dia, a embaixada do Brasil foi palco de mais um encontro oficial, agora com a Diretora do escritório do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Mali, Silvia Caruso.
“Nossa cooperação deve estar alinhada aos programas de governo dos países parceiros. Devem ser ações em harmonia, em complementariedade e em coerência com os interesses locais” , reforçou o Embaixador Carvalho, ao fim de mais um dia das visitas oficiais.
Na segunda-feira (14), última dia da missão oficial, o Diretor-adjunto da ABC irá conhecer as instalações da Unidade de Aprendizagem do projeto, instalada em Sotuba, além de almoço oficial com o Ministro da Agricultura do Mali, Moulaye Ahmed Boubacar.
Autor: Janaína Plessmann
Fotos: Cláudia Caçador