Notícias
Diretor-Adjunto da ABC encontra Ministro da Agricultura do Mali
O Ministro da Agricultura no Mali , Moulaye Ahmed Boubacar, foi recebido na Embaixada do Brasil em Bamako , capital do Mali, pelo Embaixador do Brasil no Mali, Rafael Vidal, para o último encontro oficial do Diretor-Adjunto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embaixador Demétrio Bueno Carvalho, ao país africano. Acompanhado de dois assessores, o Ministro permaneceu cerca de três horas no local. A cooperação técnica Brasil-Mali, em agricultura, foi o tema central do almoço.
Atualmente, o Brasil tem dois projetos em curso no setor agrícola: a 2ª fase do Cotton-4+Togo, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) e o Instituto de Economia Rural do Mali (IER), com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do algodão no Benim, Burkina Faso, Chade, Mali e Togo; e o Cotton Solos, implementado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil (CMDT), que também tem como foco aumentar a produtividade da cultura do algodão, utilizando tecnologias de conservação e de fertilidade do solo, em áreas agrícolas das regiões abrangidas pelas filiais Nordeste e Sul da CMDT.
Durante o almoço, o Diretor-Adjunto da ABC relatou ao Ministro da Agricultura, também presente no evento "World Cotton Day" (Dia Mundial do Algodão) organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), os resultados da produção brasileira de algodão e da cooperação do Brasil de forma global, tendo abordado alguns temas tratados em Genebra, em especial no que se refere ao projeto conjunto com do Brasil com a OIT no âmbito do trabalho decente nas lavouras de algodão, iniciativa na qual o Mali é um dos países beneficiados.
Recordou o papel do Diretor-Geral da OMC, Embaixador Roberto Azevedo, na própria formulação da primeira fase do projeto Cotton-4 a partir da vitória do Brasil no contencioso do Brasil com os Estados Unidos, na OMC, o que permitiu à ABC ampliar o seu programa de cooperação no setor cotonícola e tornou o País uma referência de cooperação no tema. Atualmente, a ABC coordena projetos de cooperação técnica relacionados com a cadeia produtiva de algodão em quinze países africanos, seis latino-americanos e um no Caribe.
Ao destacar a importância do Mali para a cooperação brasileira, o Embaixador Carvalho lembrou ainda do novo projeto de cooperação com o Mali, no setor pecuário, que se encontra atualmente em elaboração. Na semana passada (7 a 11/10), missão técnica de especialistas da UFLA e da ABC esteve no Mali para, em conjunto com o Ministério da Agricultura, identificar as principais necessidades malinenses no setor e definir em relação a qual delas a cooperação técnica brasileira poderá contribuir.
Segundo o Ministro da Agricultura do Mali, o Brasil é uma referência para o seu país, em vários setores, que não só o agrícola. Mas, especialmente nesse setor, o Brasil demonstra ao Mali que há desafios que podem ser superados, dadas as condições semelhantes de clima, solo e vegetação existentes nos dois países.
“O Brasil é um exemplo concreto de sucesso no setor exportador agrícola mundial. E a agricultura é, hoje, a principal atividade econômica do Mali, que ocupa 75% da população. A essência da nossa economia é a agricultura. O algodão, por sua vez, é responsável por 40% das nossas receitas de exportação. É extremamente importante para nós. Assim, estamos muito contentes em cooperar, aprender e promover mudanças na nossa agricultura, graças à cooperação com o Brasil” , afirmou o Ministro Boubacar.
Para o Embaixador do Brasil no Mali, os quatro dias de visitas oficiais do Diretor-Adjunto da ABC ao Mali foram intensos e com diversas reuniões de alto nível. “Isso demonstra a importância do trabalho da ABC no Mali. Em determinadas regiões do Brasil, temos as mesmas condições climáticas, de solo, o que facilita muito compartilharmos práticas exitosas agrícolas que utilizamos no Brasil. Por isso afirmo que somos um país preferencial para o governo do Mali, na cooperação internacional” , afirmou Vidal. De acordo com o Embaixador Vidal, o papel ampliado da cooperação prestada pelo Brasil representa importante vitrine do papel ocupado pelo Brasil na agenda do desenvolvimento internacional, além da relevante contribuição política da atuação do Brasil no Sahel, dado o nexo entre desenvolvimento e paz.
Autor: Janaina Plessmann