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Digitalização na educação técnica e profissional: missão internacional impulsiona inovação no Caribe
Participaram, na ocasião, representantes e técnicos do Secretariado da Comunidade do Caribe (CARICOM), da Associação Caribenha de Agências Nacionais de Treinamento (CANTA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do SENAI e da Cooperação Alemã, por meio da Agência de cooperação internacional alemã - GIZ. A missão teve como objetivo contribuir com o processo de modernização da educação profissional na região.
Foram realizados 16 workshops, que reuniram representantes governamentais, autoridades de formação profissional, escolas técnicas e líderes da indústria, com foco em cursos profissionalizantes de três áreas vitais: construção, cosmetologia e hospitalidade.
Esse esforço conjunto não apenas contribui para o fortalecimento do sistema educacional, mas também promove oportunidades de intercâmbio e de atualização dos ecossistemas locais voltados a consolidar as capacidades humanas para um futuro digital, no qual a educação técnica é acessível, moderna e voltada para novas demandas do mercado de trabalho.
O projeto de cooperação internacional é coordenado, do lado brasileiro, pela ABC, em parceria com a União Europeia, a GIZ, e o Secretariado da CARICOM, e conta com a implementação técnica por parte do SENAI, para o compartilhamento do conhecimento especializado no tema da educação profissional.
Projeto para impulsionar a digitalização do ensino profissionalizante no Caribe realiza primeira reunião presencial do Comitê de Coordenação Conjunta
No dia 23 de agosto, em Bridgetown (Barbados), foi realizada a primeira reunião presencial do Comitê de Coordenação Conjunta (JCC) do projeto “Digitalização da Educação Técnica e Profissionalizante nos países do Caribe”.
Nesse encontro estratégico, líderes do Secretariado da Comunidade do Caribe (CARICOM), da Associação Caribenha de Agências Nacionais de Treinamento (CANTA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do SENAI, da União Europeia e da GIZ se reuniram para revisar o progresso do projeto, discutir o planejamento operacional e aprovar diretrizes essenciais para as próximas etapas.
Com foco em cinco linhas de ação, o projeto apoiará a criação de sugestões regionais para a digitalização da educação profissionalizante, como o estabelecimento de uma plataforma regional de ensino à distância, a conversão de três cursos prioritários para a modalidade virtual, a formação de treinadores em design instrucional e “training of trainers” e o lançamento de um programa piloto de incentivo para engajamento de mulheres e pessoas de grupos marginalizados.
Este esforço conjunto reforça o compromisso da cooperação internacional brasileira e dos parceiros na transformação do futuro da educação técnica na região, promovendo acessibilidade e inclusão.